A prefeitura de Porto Alegre transferiu para o estacionamento da EPTC (na rua Carlos Medina, ao lado do Estádio Beira-Rio) a realização do evento POA Drive-in Show. A medida foi tomada após a identificação de desova fora de época do cágado-de-barbicha na área do Anfiteatro Pôr do Sol, onde ocorreria a iniciativa inédita de espetáculos na Capital, e um animal da espécie foi encontrado morto no último sábado (20). A transferência do local ocorreu em acordo com os organizadores do evento, as empresas Impacto Vento Norte e Best Entretenimento.
Conforme a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smams), a desova da espécie nativa geralmente ocorre na primavera, com filhotes nascendo no verão. Apesar de o terreno no Anfiteatro ser firme e dos ovos ficarem incubados em câmaras com cerca de 15 cm de profundidade, as fêmeas camuflam os ninhos antes de abandoná-los, dificultando a identificação. A estratégia adaptativa à sobrevivência da espécie, porém, dificulta a adoção de ações como a demarcação e o isolamento das áreas nidificadas, o que levou a adoção da medida de prevenção.
O secretário da Cultura, Luciano Alabarse, explica que a decisão de transferir o local do evento, além de proteger a fauna silvestre local, garante o auxílio para a comunidade artística:
– Mudamos o endereço do show como medida preventiva e para proteção dos animais, atendendo também ao pedido da população que demonstrou preocupação com o episódio. Seguimos com este projeto que também irá beneficiar a comunidade artística, observado todos protocolos de segurança.
Segundo a prefeitura, os empresários responsáveis pela produção "reforçam que sempre trataram a responsabilidade social e ambiental de forma genuína em suas trajetórias e, que em acordo com a prefeitura, definiram a mudança do local do evento".
O Poa Drive-in Show terá início no dia 27 e seguirá até setembro com shows musicais, teatro e comédia, que ocorrerão sempre aos sábados e domingos e poderão ser acompanhados apenas de dentro de automóveis, seguindo os procedimentos de distanciamento social e prevenção ao coronavírus. Veja aqui a programação.