Um ato de crueldade resultou na morte de um cágado-de-barbicha nas proximidades do Anfiteatro Pôr do Sol, em Porto Alegre. O animal e seus ovos foram encontrados despedaçados junto ao Arroio Dilúvio na manhã deste sábado (20). As imagens dos restos do cágado, que pertence à fauna local, sugerem que ele foi atingido por pedradas.
No dia 12, GaúchaZH registrou a desova de um desses animais no local. Uma equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) foi até lá e previa adotar, nos próximos dias, medidas de proteção ao animal que permitissem a realização do Poa Drive-in Show, uma série de shows no Pôr do Sol com início marcado para 27 de junho. Procurada pela reportagem, a pasta disse ainda não saber se o animal morto trata-se do mesmo que foi identificado dias atrás.
Em nota divulgada por meio da assessoria de imprensa, a Smams informou que "conforme o art. 29 da Lei Federal 9.605/1998, matar fauna silvestre é crime com pena de detenção de seis meses a um ano, e multa".
O órgão disse ainda que oficiará as autoridades competentes para que seja apurado o crime. "Após a apuração policial, caso seja identificado o infrator, a Smams também pode lavrar auto de infração", diz o texto.