Espaços abertos, públicos ou privados, podem receber atividades culturais no formato drive-in em Porto Alegre, de acordo com o último decreto da prefeitura, que impôs regras mais rígidas para o controle do coronavírus na Capital. O documento, porém, cria novas normas para a realização dos eventos: o distanciamento entre os carros deve ser de, no mínimo, dois metros, e está proibida a permanência de pessoas fora dos automóveis, assim como a circulação e a aglomeração.
Atualmente, a Capital possui uma atividade no formato e outra prevista para começar neste fim de semana. Os dois eventos não devem registrar alterações significativas no funcionamento, já que as regras definidas no decreto já estavam sendo cumpridas ou planejadas.
Cinema
O Cine Drive-in, que promove a experiência de assistir a filmes de dentro do carro, entra na sua última semana com exibições desta terça (23) até sexta-feira (26) no estacionamento da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS), próximo à orla do Guaíba. O evento já adota um espaçamento de dois metros entre os automóveis e exige o uso de máscara dentro e fora dos carros.
Os telespectadores só podem sair do veículo para ir até o banheiro, que é higienizado a cada uso. De acordo com os organizadores do projeto, haverá um maior monitoramento na circulação de pessoas a partir de agora, mas nada diferente do que já está sendo feito.
Mesmo que o decreto municipal não proíba a disponibilidade de serviços de comida e bebida nos eventos, o Cine Drive-in optou por não oferecer mais alimentação na última semana. O objetivo é reduzir ao máximo o contato entre as pessoas. Anteriormente, os pedidos eram feitos por WhatsApp ou com garçons, que levavam os produtos até os carros usando equipamentos de proteção.
“Sabemos a importância dos queridos acepipes na hora de assistir a um filme, ainda mais em um Drive-in, mas estamos pensando na segurança de todos e, com esta medida, reduzindo substancialmente qualquer tipo de contato das pessoas que estão dentro do seu carro com o meio externo”, disse a organização, reforçando que as pessoas podem levar comida de casa.
Shows
O POA Drive-in Show começa no sábado (27), no estacionamento da EPTC (na rua Carlos Medina, ao lado do Estádio Beira-Rio), trazendo a opção de assistir a um espetáculo dentro do carro. Segundo a organização, as novas normas da prefeitura não irão alterar as operações do evento, que já se programava para seguir os procedimentos de distanciamento social e prevenção ao coronavírus.
Entre eles, a distância mínima de 2,5 metros para cada carro que participar dos shows. A ideia é que nenhum veículo fique na frente do outro, até por conta da visualização do palco. Com isso, o espaçamento com o carro da frente pode até ser maior, chegando a cinco metros (somando o comprimento do automóvel e o distanciamento programado).
As únicas pessoas que poderão ficar do lado de fora dos carros serão os trabalhadores do evento. Monitores com equipamentos de proteção irão direcionar os veículos para as vagas e acompanhar os espectadores para os banheiros – é a única saída do carro permitida, através do acionamento do pisca-alerta, principal canal de comunicação em caso de auxílio. O uso de máscara é obrigatório a todos.
A organização do POA Drive-in Show também garante que “o palco será enorme”, para manter o distanciamento entre os artistas que irão se apresentar. Haverá serviço de alimentação, feito por apenas uma empresa. Os pedidos serão feitos pelo WhatsApp e levados até os carros.