O músico Roger Waters divulgou na última quarta-feira (2) um cover de El Derecho de Vivir, do cantor chileno Víctor Jara. A faixa data originalmente de 1971 e virou um hino contra regimes ditatoriais no Chile, voltando a ser utilizada como tema dos protestos no Chile em 2019.
Intitulada The Right to Live in Peace, a nova versão contém alterações na letra original – o cover é predominantemente em inglês, com um trecho em espanhol. Waters critica a ascensão de líderes como os presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro.
"Então tome cuidado, Bolsonaro/ Guido (possível referência ao site da direita inglesa Guido Fawkes), Modi (primeiro-ministros da Índia) e Trump/ Os panelaços (ele diz cacerolazo, em espanhol) são mais altos que as suas armas/ Está batendo no coração das pessoas/ E a mensagem é perfeitamente clara/ Nossa mãe Terra nunca estará à venda", canta o ex-integrante do Pink Floyd.
O vídeo intercala imagens de Waters dentro de um estúdio e cenas com protestos nas ruas. Na cena em que menciona o nome de Bolsonaro na música, ele chega a simular uma cuspida.
Em outro trecho da canção, Waters ataca: "Da minha cela na cidade de Nova York / Eu posso ouvir os panelaços / Eu sinto o seu cheiro, Pinera (Sebastián Piñera, presidente chileno) / Todos os ratos malditos têm o mesmo cheiro".
"Isso é para as pessoas de Santiago, Quito, Jafa, Rio, La Paz, Nova York, Bagdá, Budapeste e todos os lugares em que o homem quer nos machucar", escreveu o músico em publicação nas redes sociais.
Confira The Right to Live in Peace:
Ouça a versão original: