O ano de 2019 não foi fácil para o cantor Justin Bieber no quesito da saúde. Nesta quarta-feira (8), o site TMZ revelou que o músico entrou em depressão profunda depois de ficar doente e não ter um diagnóstico sobre o que sentia.
Na ocasião, ele tinha muita febre, manchas na pele e dores na cabeça. Apenas no final do ano que os médicos conseguiram desvendar que ele tinha a doença de Lyme, uma enfermidade causada por picada de carrapato que também foi contraída pela cantora Avril Lavigne, em 2015.
O cantor logo fez uma publicação em seu Instagram confirmando o diagnóstico da doença de Lyme. "O tratamento correto irá ajudar a encarar essa doença e eu voltarei muito melhor", diz um trecho do post.
Agora medicado, Bieber pensa em entrar em turnê em 2020. A primeira música, Yummi, já foi lançada e até dançada por Ludmilla. Bieber aprovou.
Porém, antes do diagnóstico, ele sofreu muito com tristeza profunda, conforme relatou o TMZ. Todos os detalhes e os bastidores do drama pelo qual o músico passou poderão ser vistos no documentário sobre a vida dele que será lançado no dia 27, no YouTube.
Em outubro do ano passado, Bieber foi flagrado chorando no estacionamento de um hospital em Los Angeles. O filme deixa claro que o choro era por conta da depressão que o assolava.
Em setembro de 2019, já em crise profunda, Justin Bieber fez um desabafo sobre depressão e o uso de drogas. "É difícil sair da cama de manhã com a atitude certa quando você se sente sobrecarregado com sua vida, seu passado, trabalho, responsabilidades, emoções, família, finanças e seus relacionamentos. Você começa a prever o dia através de lentes de pavor e antecipa outro dia ruim", escreveu.
O que é
De acordo com Dr. Hélio Bacha, infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein, o diagnóstico da doença de Lyme é muito difícil e muitas vezes os sintomas são facilmente confundidos como provenientes de outras doenças.
— A doença tem uma causa infeccional e é causada por picada de carrapato. A bactéria é a borrelia que é como se fosse um primo da bactéria que causa a sífilis, mas Lyme não tem nada a ver com doença sexualmente transmissível — conta o especialista.
Ele explica os motivos de Bieber ter demorado tanto a saber o que tinha:
— Durante muito tempo essa doença parecia reumatológica, alérgica. Descobrir é complicado. Ela leva esse nome porque nos Estados Unidos houve uma época dessa enfermidade bastante concentrada na cidade de Lyme.
O médico explica que Lyme pode causar infecção aguda e que, em alguns casos, pode gerar artrite crônica, doença cardíaca e sintomas neurológicos. No Brasil, segundo ele, ainda não há testes sorológicos comprovadamente sensíveis a ponto de desmembrar a dimensão da doença por aqui.
— Já vi casos de doenças com diagnóstico e tratamento de Lyme que não era Lyme, era doença reumatológica — conta Bacha, mais uma vez reforçando que é complicado descobrir a doença. — O tratamento é todo a base de medicação, em casa mesmo. A pessoa não precisa ficar acamada, a não ser que haja recorrência e evolução de um caso já avançado.
A doença de Lyme não é tão comum, e cidades urbanas não costumam ser o foco de transmissão. Porém, caso a pessoa seja picada por carrapato, é preciso procurar um médico o mais rápido possível.