O rock gaúcho entra nesta quinta-feira na universidade. O Unimúsica, projeto do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS, homenageia roqueiros que fizeram história no cenário musical de Porto Alegre. Em um show capitaneado pelo guitarrista Leo Henkin e pelo pianista Luciano Leães, a partir das 20h, uma dezena de convidados irá circular pelo palco do Salão de Atos da UFRGS para tocar e cantar sucessos de bandas e artistas locais.
– Apesar de contar com bastante gente, os ensaios têm rolado com muita tranquilidade. A parte mais difícil do projeto foi selecionar o repertório e os convidados, no sentido de fazer com que o máximo da história do pop rock da cidade estivesse de algum modo representado – conta Leo Henkin.
O repertório abrange desde composições dos anos 1970 até lançamentos atuais. Almôndegas, Fughetti Luz, Nei Lisboa, Engenheiros do Hawaii, Comunidade Nin Jitsu e Dingo Bells são alguns dos destaques que tiveram músicas adaptadas para o show. Leo Henkin também relembra sua própria trajetória com faixas do Saracura – banda na qual iniciou a carreira – e do Papas da Língua – em que excursionou pelo Brasil.
– É um show que celebra a música pop, o rock e outras vertentes da música urbana, como o Almôndegas, que tinha essa mistura com a música regional, e o Armandinho, com o reggae – afirma Henkin.
Os convidados prepararam algumas participações inusitadas. Carlinhos Carneiro, vocalista da Bidê ou Balde e majestade soberana do Império da Lã, vai cantar Desenho de Deus, do Armandinho. Já o vocal de Mesmo que Mude, sucesso da Bidê, terá a participação de Bibiana Petek. Izmália e Naddo Pontes completam o time de vozes.
Diferentes formações instrumentais se revezam no palco, oferecendo timbres e dinâmicas variadas para os vocalistas ao longo do show. Entre os músicos mais frequentes em cena, além de Henkin e Leães, estarão Diego Días (piano e acordeom), Luciano Albo (baixo), Nando Peters (guitarra) e Rodrigo Fischmann (bateria e voz).
Já os guitarristas Erick Endres e Solon Fishbone entram em momentos pontuais, realizando participações especiais com solos e improvisos.
– Os Almôndegas têm uma ligação de identidade grande com Pelotas. Também teremos músicas de Hermes Aquino, que veio de Rio Grande, e de Bebeto Alves, de Uruguaiana. Então Porto Alegre aparece como uma cidade que cria músicos, mas que também acolhe e promove quem vem do Interior. Nossa capital é também um ponto de encontro da nossa cultura – avalia Henkin.
Unimúsica - Tocando Alto
Nesta quinta-feira, às 20h, no Salão de Atos da UFRGS (Avenida Paulo Gama, 110, em Porto Alegre).
Show com músicos gaúchos como Carlinhos Carneiro, Izmália, Luciano Albo, Solon Fishbone, entre outros.
Ingressos: distribuição das 9h às 18h, no Centro Cultural da UFRGS (Campus Centro). Cada pessoa poderá retirar até dois ingressos, mediante a entrega de um quilo de alimento não perecível por ticket retirado.