Empresa de Carlos Barbosa, a Tramontina lançou um algoritmo que transforma músicas do Spotify em receitas. O projeto foi batizado de Sabor das Músicas.
A ideia é "rejuvenescer" a marca, tentando atingir o público jovem e turbinar o consumo de panelas de inox. A unidade que produz 400 mil panelas por mês fica em Farroupilha, também na serra gaúcha.
O algoritmo é capaz de gerar 44 milhões de receitas diferentes. Foi desenvolvido ao longo de seis meses por uma equipe que incluiu um neurocientista e um chef de cozinha. Usa o principio da sinestesia, que é a superposição de sentidos.
— Se você considerar uma escola de samba com seus diversos instrumentos, aquela coisa bem densa em termos de material sonoro, você pode relacionar a uma comida densa — diz o maestro João Rocha.
Cada música é um prato. O parâmetro duração virou ingredientes. Dançante foi classificado como temperatura. Energia é densidade e textura. Positividade virou amargor e acidez. Já a nota musical é harmonização. Baseado nesses parâmetros, o chef Renato Carioni classificou todos os principais ingredientes culinários dando notas a cada um deles.
— Se uma música é nada positiva, o sabor dela é amargo.
Combinações de ingredientes foram catalogadas. Com isso, a inteligência artificial criada tem a mesma tecnologia usada em sistemas financeiros.
Para testar, é preciso acessar o site do projeto, conectar com a conta no Spotify e escolher a música. Aí, é só clicar em "gerar receita."