Um dos maiores compositores da MPB contemporânea, Guinga estará nesta sexta-feira e neste sábado em Porto Alegre para dois shows com o cantor gaúcho Dudu Sperb no Studio Clio. Amigos de longa data, os dois músicos consolidaram pela primeira vez sua parceria em janeiro, com a estreia do espetáculo em dupla.
– A gente tem uma amizade há mais de 20 anos. Dudu tem uma voz linda, afinada e muito bom gosto. Além disso, nunca tive um homem cantando minha obra em um show de ponta a ponta. Geralmente meus shows são com cantoras. Então há muito tempo queria ensaiar com ele, mas a gente nunca achava uma brecha – conta Guinga.
O compositor carioca tem uma agenda movimentada de shows fora do país. Na próxima semana embarca para a Alemanha e tem mais cinco temporadas internacionais até novembro.
– O Guinga sem dúvida é um dos maiores compositores do mundo na atualidade, de uma tradição que remonta a Villa-Lobos, passa por Garoto e Tom Jobim. Sua música é muito sofisticada em termos de harmonia e beleza – elogia Sperb.
No repertório para os shows de sexta-feira e sábado estão 14 temas, incluindo canções de Guinga com parceiros recorrentes, como Aldir Blanc (Catavento e Girassol), Paulo César Pinheiro (Bolero de Satã) e Chico Buarque (Você, Você). Com pouco mais de uma hora de duração e formato de voz e violão, o espetáculo também tem espaço para o improviso, como explica Guinga:
– No primeiro show, em janeiro, não cantei nada, pois queria ouvir o Dudu. Desta vez, haverá também um microfone para mim, então se eu me sentir à vontade também posso cantar alguma coisa. Mas não há nada muito amarrado, pois esse é um show com um clima informal.
Guinga quer dar sequência nas apresentações da dupla:
– Música é convivência. Quanto mais a gente conviver, melhor será o resultado no palco.
Guinga e Dudu Sperb
Sexta-feira e sábado, às 21h.
Studio Clio (José do Patrocínio, 698).
Ingressos antecipados a R$ 80 pelo site studioclio.com.br. No dia, à venda no local por R$ 90.