Como parte das comemorações de seus 20 anos, o projeto Ocidente Acústico promoverá a apresentação duas bandas instrumentais gaúchas nesta noite, a partir das 22 horas: Funkalister e Pata de Elefante. Enquanto o primeiro grupo se destaca com seu som baseado no funk dos anos 1970 – passeando por outros ritmos, como jazz e samba –, a Pata se tornou referência com seu rock sem vocal e foi premiada pela MTV (melhor banda instrumental no VMB 2009) e no Açorianos (Revelação em 2005 e Melhor Disco Instrumental em 2011).
Com 15 anos completados em 2017 e quatro discos na bagagem, a Pata de Elefante era originalmente um trio formado por Gabriel Guedes e Daniel Mossmann se revezando na guitarra e baixo, com Gustavo "Prego" Telles na bateria. O trio encerrou as atividades em 2013 e voltou a fazer shows três anos depois. Em 2017, Telles decidiu focar em seus projetos solos, e a Pata virou um duo. No momento, não há intenção de procurar um substituto nas baquetas.
– Somos uma banda de compositores. Era um trio onde todo mundo colaborava, não só tocando, mas também compondo. (Com a saída do Gustavo) Não perdemos só um baterista, mas também um compositor. Então, entrar alguém só para tocar bateria não faz muito sentido para gente. Além disso, tem um monte de amigos bateristas com quem sempre queríamos trabalhar. Portanto, vamos ficar nesse clima promíscuo por um tempo – explica Gabriel.
Para o show desta noite, o convidado será Pedro Petracco (Cartolas).
– Ele sempre acompanhou a Pata, desde guri. Quando tinha 13 ou 14 anos, já ia em show da banda. Respeitamos muito o Pedro, é um baita baterista, músico e produtor. Chamamos um cara que entende bem a nossa linguagem – destaca Daniel.
Gabriel completa:
– Eu participei de um show do Pedro quando ele tinha uns 12 anos. Agora ele já está velho e gordo. Então é uma relação longa e frutífera (risos).
Na apresentação, a Pata de Elefante pretende estrear músicas novas que integrarão seu quinto disco, que tem previsão de ser lançado na metade do ano – antes, em março, um single deverá ser divulgado. Para a gravação do álbum, o baterista Reynaldo Migliavacca virá de Londres para se juntar ao duo. O próximo registro da Pata não deverá ter uma linha definida.
– Vai ter bolero estilo rádio AM, vai ter uma música numa onda meio latina. Vai ter de tudo – garante Gabriel.
PATA DE ELEFANTE E FUNKALISTER
- Quinta-feira, às 22h, no Ocidente (João Telles esquina Osvaldo Aranha).
- Abertura da casa: 21h
- Ingressos: R$ 30 (antecipados) e R$ 40 (na hora).
- Pontos de venda: Lojas Sirius (República, 304 – fone: 3225-1694) e Back In Black (Shopping Total, loja 2119 – fone: 3018-7619)