O pioneiro dos festivais de música gaúcha está de volta neste final de semana. A Califórnia da Canção Nativa, berço de clássicos regionalistas, retoma sua mostra competitiva com grandes atrações desta sexta (8/12) a domingo (10/12), no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo, em Uruguaiana. Os ingressos custam entre R$ 60 e R$ 100 por noite.
O evento, que chega agora à 40ª edição, já revelou canções como Negro da Gaita (1977), Esquilador (1979), Veterano (1980) e Guri (1983), mas teve sua continuidade rompida depois de 2009. Em 2013, o CTG Sinuelo do Pago conseguiu realizar uma nova edição do festival, repetindo o feito nos dois anos seguintes – embora sem competição no último deles, apenas um concerto comemorativo.
– Há quatro anos estamos retomando a Califórnia, mas só agora ela voltou com força, com tudo que determina seu regulamento. Para nós, esta edição marca sua volta definitiva – avalia Ivoné Emílio Colpo, patrão do Sinuelo do Pago.
São 20 canções classificadas na competição, compostas por alguns dos destaques da música gaúcha, como Silvio Genro, Érlon Péricles, Gujo Teixeira, Sérgio Rojas e Luciano Maia. Há também shows não competitivos: nesta sexta, os convidados são Mano Lima e o grupo Uruguaianenses Cantam seus Cantos; neste sábado, Mário Barbará e Chico Saratt e Camerata Pampeana; e domingo, Mauro Moraes e João de Almeida Neto.
O festival está sendo viabilizado com a lei de incentivo estadual, apoio de diferentes instituições e bilheteria, totalizando um orçamento de R$ 420 mil. Com verba, foi possível planejar diferentes prêmios e pagar auxílio de custo para os músicos classificados. A Calhandra de Ouro, premiação máxima, rende aos vencedores troféu e prêmio de R$ 5 mil.
– A Califórnia é o nosso evento mais importante, juntamente com o Carnaval – afirma Ricardo Peró, diretor de Cultura de Uruguaiana. – O evento leva o nome de Uruguaiana para o Estado todo e para o Brasil. Por isso, o prefeito pediu que fosse apresentado um projeto para o festival, que ajudamos a profissionalizar. A Califórnia é um patrimônio cultural do RS que precisa ser preservado.
Colpo comemora o sucesso do projeto e se mostra confiante em relação ao futuro do festival:
– Com a possibilidade de novos patrocinadores, estamos fazendo uma Califórnia da Canção grandiosa, sem problemas financeiros. Daqui para frente, o festival seguirá fortalecendo a cultura e a música gaúcha.