Toda semana, um jornalista do Grupo RBS irá compartilhar na seção O que Estou Lendo a sua paixão por livros por meio de dicas do que estão lendo no momento.
Um crime de ódio contra um imigrante negro na praça de uma pequena cidade que se orgulha de sua ascendência europeia é o ponto de partida em Tinta Branca.
"A cidade amarrou o haitiano ao poste em um domingo de festa" é a primeira sentença do romance de estreia do escritor e jornalista Alexandre Alliatti, que recebeu o prêmio São Paulo de Literatura pela obra, publicada pela editora Patuá.
A trama se desenvolve na fictícia Nova Colombo, na serra gaúcha, onde nasceu o personagem Zago, professor de História da escola da cidade e narrador em primeira pessoa. Ele tenta se aproximar de Ana, que veio da cidade grande para dar aulas na mesma instituição. A história se entrelaça com a de Giovanni, um brasileiro negro que acaba de chegar em busca de suas origens naquela localidade.
O autor descreve com maestria a pequena e acolhedora Nova Colombo, que, em seguida, se transforma em palco para atos de violência e impunidade. Fatos do presente e o passado que vêm à tona tensionam a trama, revelando personagens ao mesmo tempo encantadores e abomináveis, e fazem o narrador repensar sua relação familiar e com a comunidade.
O livro trata de assuntos como racismo, apagamento e migrações – feridas abertas numa sociedade acostumada a esquecer em nome das aparências.
Tinta Branca
- De Alexandre Alliatti
- Ed. Patuá, 192 páginas
- R$ 60, em média