A 69ª Feira do Livro de Porto Alegre atrai amantes da literatura até 15 de novembro, na Praça da Alfândega. Para celebrar a tradicional festa literária da Capital, GZH publica a série Feira da Minha Vida, na qual convida personalidades que contribuem para a cultura do Rio Grande do Sul a compartilhar lembranças de edições que marcaram suas histórias.
Nesta terça-feira (31), a multiartista Valéria Barcellos, 43 anos, rememora sua participação no evento. Cantora, atriz, performer, DJ, artista plástica e detentora do troféu Mulher Cidadã, ela já brilhou na tela da TV Globo, na novela Terra e Paixão, e também é escritora: em 2020, lançou Transradioativa. E foi justamente a edição em que pôde autografar seu livro, em 2022, que ficou gravada no coração da gaúcha.
— Foi muito lindo. Eu lembro de chegar lá no estande de autógrafos e ver o meu nome na parede, e a fila de pessoas se formando. E aí, me vi naquele lugar em que eu já estive enquanto a pessoa que está na fila esperando para pegar o autógrafo, e agora estava no outro lugar — recorda.
No entanto, essa não foi a única edição a marcar a trajetória da multiartista.
— Foi a primeira que eu fui, montaram um estande, uma tenda, em que eu fui apresentadora do Sarau Erótico. E foi uma das primeiras vezes em que o Sarau Erótico foi até a Feira do Livro, com a literatura erótica e tudo mais. Eu fui a mestre de cerimônias dessa edição, e foi muito legal, porque a sala ficou lotada, as pessoas começaram a se empolgar para ler seus poemas, primeiro tímidas, e depois não queriam parar mais de ler seus poemas, e foi tudo muito legal, muito bonito — acrescenta.