Chegamos ao segundo fim de semana da 68ª Feira do Livro de Porto Alegre e a programação inclui alguns dos nomes mais aguardados da edição. Neste sábado (5), o destaque é o bate-papo com a escritora e crítica literária paulistana Noemi Jaffe, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura com seu último livro, Lili (Cia das Letras). No mesmo dia, ela estará na Praça de Autógrafos Gerdau, por onde também irão passar os gaúchos e colunistas de GZH Martha Medeiros e Fabrício Carpinejar.
Já no domingo (6), é a vez do baiano Lázaro Ramos falar sobre sua experiência como diretor do filme Medida Provisória, lançado no ano passado, em um papo com Alê Garcia. O artista também irá autografar dois livros.
A seguir, GZH reúne os destaques da Feira do Livro neste fim de semana:
Martha Medeiros
Capaz de reunir centenas de leitores em suas sessões de autógrafos na Feira do Livro, Martha Medeiros preparou um lançamento especial para a edição deste ano. Trata-se de seu novo livro, Um Lugar na Janela 3 (L&PM), continuação da série sobre viagens, iniciada em 2012. Na obra, a autora reúne 12 textos com um roteiro que vai do pampa gaúcho a Paris, na França.
O encontro com Martha será no sábado, a partir das 18h. Ela ocupará uma das mesas na Praça de Autógrafos Gerdau.
Noemi Jaffe
A autora estará neste sábado na Feira do Livro de Porto Alegre. Às 17h30min, ela participa de um bate-papo com Jane Tutikian e Paula Taitelbaum com o tema "A elaboração de afetos: uma escrita singular e plural", no Auditório Barbosa Lessa do Espaço Força e Luz (Rua dos Andradas, 1.223).
Às 19h, ela assina Lili na Praça de Autógrafos Gerdau. No livro, lançado em 2021, Noemi reflete sobre o sentimento de luto ao relatar os primeiros dias seguintes à morte de sua mãe.
Fabrício Carpinejar
O escritor levará todo o seu afeto ao público em uma sessão de autógrafos neste sábado, a partir das 19h, na Praça de Autógrafos Gerdau.
Carpinejar, que foi o patrono da Feira do Livro no ano passado e é filho do patrono da edição deste ano, Carlos Nejar, irá promover o seu 48º lançamento, Depois É Nunca (Bertrand Brasil), no qual discorre sobre a morte e o luto. Lançado durante a pandemia, o livro reúne crônicas que, conforme Fabrício descreveu em entrevista a GZH em 2021, são "como se eu tivesse oferecendo um enterro digno, decente, pelas palavras" aos mais de 600 mil mortos pela covid-19.
Rodrigo Lopes
Um dos poucos jornalistas brasileiros que chegaram na Ucrânia logo nos primeiros dias da guerra com a Rússia, em fevereiro deste ano, Rodrigo Lopes participa neste domingo de bate-papo e sessão de autógrafos na Feira do Livro.
Às 16h40min, o repórter e colunista do Grupo RBS apresenta a palestra "Vida e morte na Ucrânia: a guerra que mudou a geopolítica no século XXI", na Sala O Retrato do Espaço Força e Luz. Logo depois, às 19h, ele vai até a Praça de Autógrafos Gerdau para assinar seu novo livro, Trem Para Ucrânia (Besouro Box), em que relata seus 11 dias no país.
Veja mais destaques da programação:
Sábado
Atividade:
- Bate-papo "Planeta Terra chamando!", com Daniel Munduruku, Auritha Tabajara, Jovina Renh Ga e Olivio Jekupé, às 18h, no Teatro Carlos Urbim.
Sessão de autógrafos:
- 50 Olhares (ACCIRS), com Fatimarlei Lunardelli, Daniel Feix, Mônica Kanitz, Rafael Valles e Ivonete Pinto, às 14h, na Praça de Autógrafos Coletivos.
Domingo
Atividades:
- Bate-papo "Presença. Permanência. Protagonismo: as personalidades negras que me fizeram chegar até aqui", com Alê Garcia, às 14h, no Espaço Jovem Petrobras;
- Bate-papo "A passagem do tempo", com Luiz Coronel e Gilberto Schwartsmann, às 15h, no Auditório Barbosa Lessa;
- Bate-papo "A narrativa dos quadrinhos e do cartum", com Santiago, Moa Guterrez e Rafael Corrêa, às 16h, no Auditório Barbosa Lessa;
- Sarau "Porto Alegre: 250 anos", com Alexandre Brito, Jane Tutikian, Maria Alice Bragança, Cátia Simon, Liana Tim e outros autores, às 16h, no Espaço Jovem Petrobras;
- Bate-papo "Literatura e o fim do mundo", com Patricia Portela, Altair Martins e Caroline Becker, às 17h30min, no Auditório Barbosa Lessa;
- Sarau "Clarices", com Zé Adão Barbosa, às 18h30min, na Galeria de Arte Espaço Cultural Correios.
Sessões de autógrafos:
- A Amante de Proust (Sulina) e O Sol Brilhou na Currúpnia (Sulina), com Gilberto Schwartsmann, às 17h, na Praça de Autógrafos Gerdau;
- Pablo Neruda, um Poeta Maior do Século XX (Mecenas), com Luiz Coronel, às 17h, na Praça de Autógrafos Gerdau;
- Lá na Casa da Tia Cutia (Ninho), com Eleonora Medeiros e Gilmar Fraga, às 17h, na Praça de Autógrafos Gerdau;
- Planetinhas (Libretos), com Moa Gutterres, às 18h, na Praça de Autógrafos Gerdau;
- Oh, Senhor do Picolé! & Outros Poemas Refrescantes (Physalis), com Celso Gutfreind, às 18h, na Praça de Autógrafos Gerdau;
- Caderno de Desdenho (Libretos), com Santiago, às 18h, na Praça de Autógrafos Gerdau;
- Somos as Palavras que Usamos (Planeta), com Manuela D’Ávila, às 19h, na Praça de Autógrafos Gerdau;
- Hífen (Dublinense), com Patrícia Portela, às 19h, na Praça de Autógrafos Gerdau;
- Uma Escada de Areia até o Céu (Editora do Brasil), com Dilan Camargo, às 16h, na Praça de Autógrafos Gerdau.