A Feira do Livro de Porto Alegre divulgou, na manhã desta terça-feira (27), sua programação oficial para este ano. Em sua 68ª edição, o evento receberá mais de 150 escritores e irá celebrar os 250 anos da capital gaúcha.
Em coletiva de imprensa realizada no Memorial do Rio Grande do Sul, a Câmara Rio-Grandense do Livro apresentou a campanha de 2022 da Feira, intitulada Uma Boa Festa tem História, relacionando o aniversário de Porto Alegre com o evento.
A edição 68 da Feira do Livro de Porto Alegre será realizada entre os dias 28 de outubro e 15 de novembro, na Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre e em trechos da Rua dos Andradas, Travessa Sepúlveda e Rua Cassiano Nascimento, além de espaços culturais. Depois de dois anos em formato digital ou híbrido, o evento volta a ser completamente presencial. O patrono será Carlos Nejar.
Sandra La Porta, coordenadora da programação para adultos, frisa que o foco da área está bem distribuído entre diversidade, ecologia, questões de gênero, história, literatura, filosofia, saúde e espiritualidade.
— Maior parte dos eventos está ligada à literatura, passando por essas temáticas — ressalta Sandra. — O caráter democrático da programação da Feira do Livro é um diferencial. Todos os temas são abordados com o mesmo valor, com a mesma intensidade e dedicação.
Entre os seis autores estrangeiros que visitarão o evento neste ano, a organização destaca o norueguês Geir Gulliksen, autor de História de um Casamento. Em sua mesa intitulada Quanto do que Pensamos ser Amor é Apenas Projeção?, ele irá falar sobre relacionamentos que estão ruindo e questionar as convenções de masculinidade e feminilidade. Outra participante será a argentina Florencia Bonelli, autora de O Feitiço da Água. Ela conversará com a astróloga Amanda Costa sobre seus romances, personagens e sua conexão com os astros.
A Feira também receberá 20 escritores de outros Estados. Uma dessas visitas será a da escritora Noemi Jaffe, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura com Lili e autora de obras como O Que os Cegos Estão Sonhando? e O Que Ela Sussurra. Ela falará sobre sua trajetória com Jane Tutikian, patrona da 57ª edição da Feira. Ainda, nomes como MV Bill e Monja Cohen estarão presentes.
Já o filósofo Renato Noguera será recebido pelo escritor Fabrício Carpinejar, patrono do evento no ano passado e colunista de GZH, para falar sobre luto e perda. A Feira ainda contará com a presença da psicóloga e escritora Cida Bento, eleita em 2015 pela revista britânica The Economist como uma das 50 pessoas mais influentes na área da diversidade. Ela irá discutir sobre a escrita como meio de transformação social.
Pelo lado do RS, a Feira anunciou a participação de 60 escritores. As autoras Clara Corleone, Letícia Wierzchowski, Júlia Dantas e Taiane Santi Martins irão conversar com Nathallia Protazio na mesa A Dor e a Delícia de ser Escritora. Daniel Galera, José Falero e Samir Machado de Machado e Nanni Rios compõem o debate Pensando o Brasil no Passado, Presente e Futuro.
A programação completa da Feira do Livro pode ser conferida pelo site oficial do evento.
Infantil e juvenil
A área Infantil e Juvenil contará com a participação de 67 escritores, sendo 40 de outros Estados. A Feira anunciou que estão previstos 38 encontros do ciclo O Autor No Palco, no Teatro Carlos Urbim — atividade voltada a estudantes dos ensinos fundamental e médio. Nos finais de semana, o espaço abrigará espetáculos infantis e concertos musicais.
O agendamento escolar deve ser solicitado pelo e-mail visitacaoescolar@gmail.com. A coordenadora da área Infantil e Juvenil, Sônia Zanchetta, destaca que o setor tem como foco a formação de leitores literários e de mediadores de leitura:
— Há uma programação capaz de atrair jovens que venham por conta, não pela escola. Oferecer essa oportunidade de lidar com várias linguagens das artes.
Entre os autores em destaque na área infantil estão Alê Garcia, eleito em 2020 um dos 20 creators negros mais inovadores do país pela revista Forbes. Também estarão na Feira o ator Pedroca Monteiro e o escritor Daniel Kondo, autores do livro Ser O Que Se É, que trata sobre a importância das diferenças.
A literatura indígena também ganhará destaque na área: dentro da programação do ciclo O Autor no Palco, o escritor e indigenista brasileiro Daniel Munduruku, a cordelista indígena Auritha Tabajara e o escritor e palestrante Olívio Jekupé farão encontros com alunos do ensino fundamental. Ainda, a professora, psicopedagoga e escritora Lúcia Tucuju participa do ciclo Todo Mundo Pode Contar Histórias, falando sobre o lugar da literatura indígena e decolonial nas bibliotecas.
Aniversário de POA
Já entre as atividades relacionadas ao aniversário de Porto Alegre, haverá o lançamento de obras que recontam a história e as lendas da Capital, recital-show com poemas e canções sobre a cidade, mesas de discussão, gravação de programas e exposições fotográficas.
Também estão previstas oficinas literárias gratuitas, que serão realizadas no Espaço Força e Luz. Os encontros serão conduzidos por oficineiros como Ronald Augusto, Paulo Flávio Ledur, Cíntia Moscovich, Altair Martins, Mariam Pessah e Priscila Ferraz Pasko. As inscrições estão abertas no site da Feira, e as vagas são limitadas.