O historiador Jandiro Adriano Koch foi o grande vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura nesta ano, anunciou a Secretaria Municipal Cultura (SMC) em cerimônia online realizada na noite desta quinta-feira (17). O escritor recebeu o troféu de Livro do Ano pela obra O Crush de Álvares de Azevedo (Libretos), que também foi destaque na categoria Ensaio.
"O Crush consiste, centralmente, na recuperação de uma figura próxima do poeta, talvez tenham tido um relacionamento erótico, e, a partir disso, recupera os esforços conservadores, senão homofóbicos, da construção do cânone romântico. Koch não está provando por A + B que Álvares de Azevedo tinha por crush o advogado gaúcho Luiz Antônio da Silva Nunes, mas faz a devastadora pergunta caetânica: 'Por que não?'", afirmou o professor Guto Leite sobre a obra, em artigo publicado em GZH sobre Koch em 2020.
Outros destaques da noite ficaram para Denise Freitas, que levou o prêmio de melhor livro de poesia por O Gesto Sensível do Mundo; para Camila Maccari, que conquistou o troféu de narrativa longa por Dias de Se Fazer Silêncio, e para Celso Gutfreind, vencedor de melhor obra infanto-juvenil com A Menina que Morava no Sino.
Uma das premiações mais importantes da literatura no Rio Grande do Sul, o Açorianos recebeu 114 inscritos nesta edição, divididos em oito categorias: infantil; infanto-juvenil; crônica; conto; poesia; narrativa longa; ensaios de literatura e humanidades e categoria especial.
A cerimônia de premiação foi conduzida pelo professor Sergius Gonzaga, com homenagens à escritora Jane Tutikian, ao diretor do Instituto Cervantes em Porto Alegre, José Vicente Ballester, ao escritor Luís Oswaldo Leite e ao poeta Oliveira Silveira (homenagem póstuma).
Confira a lista completa de vencedores do Prêmio Açorianos
Conto: Nikelen Witter - Dezessete Mortos (AVEC Editora)
Crônica: Luiz Maurício Azevedo – Por Uma Literatura Menos Ordinária (Figura de Linguagem)
Ensaio: Jandiro Adriano Koch – O Crush de Álvares de Azevedo (Libretos)
Especial: Elizabeth W. Rochadel Torresini – Caminhos da Enfermagem 2 Volumes (Editora do Centro Histórico-Cultural Santa Casa de Misericórdia)
Infantil: Ivone Rizzo Bins – O Armário da Vovó (Libretos)
Infanto Juvenil: Celso Gutfreind – A Menina que Morava no Sino (Physalis Editora)
Narrativa Longa: Camila Maccari – Dias de Se Fazer Silêncio (Class/Bestiário)
Poesia: Denise Freitas – O Gesto Sensível do Mundo (Class/Bestiário)
Livro do Ano: Jandiro Adriano Koch – O Crush de Álvares de Azevedo (Libretos)