O poeta Luiz de Miranda, 76 anos, deu entrada no Postão da Cruzeiro, em Porto Alegre, na noite deste sábado (4). Conforme informações iniciais do pronto-atendimento, o escritor foi internado com falta de ar por volta das 23h e em seguida medicado. Em observação na clínica geral, Miranda testou negativo para a covid-19 e está consciente.
Havia expectativa de que o poeta recebesse alta ainda neste domingo (5). Contudo, conforme apurado junto à unidade de saúde no fim da tarde, Luiz de Miranda permanece internado no local. Segundo familiares, a equipe do Postão informou que ele está aguardando transferência para um hospital.
Em junho deste ano, o poeta ficou duas semanas internado em decorrência de uma queda em via pública na Cidade Baixa. Na ocasião, exames também constataram que ele tem estenose aórtica, um estreitamento na artéria aorta, a principal do corpo, mas o tratamento foi prosseguido com o uso de medicamentos.
Natural de Uruguaiana, Luiz de Miranda tem mais de 30 livros publicados e recebeu o Prêmio de Poesia 2001, concedido pela Academia Brasileira de Letras, pelo livro Trilogia do Azul, do Mar, da Madrugada e da Ventania (2000). Entre suas obras publicadas, estão Memorial (1973), Amor de Amar (1986), Porto Alegre (1996) e Quarteto dos Mistérios, Amor e Agonias (1999).