A contação de histórias de forma divertida pode ser uma grande aliada nos primeiros passos dos pequenos na literatura, além de incentivar a leitura das crianças desde cedo, o que ajuda bastante no desenvolvimento da criatividade. Durante a Feira do Livro, o QG dos Pitocos reúne a criançada para apresentar obras infantis diariamente. Com coroa brilhante e vestido de princesa, a contadora de histórias Lilian Monteiro trouxe das páginas do livro a história Ulisses Sabe Escolher, de Fábio Monteiro, para dezenas de crianças que acompanhavam a narrativa com atenção.
— O livro já é encantador por si com suas histórias e ilustrações. Quando a gente pega e conta ele, trazendo essa história para o nosso corpo, aproximamos ainda mais a criança da leitura — comenta Lilian Monteiro.
O pequeno Jorge Balego, 7 anos, acompanhou a contação da história Ulisses Sabe Esconder na manhã desta sexta-feira (10). — Foi muito legal, eu adorei! — conta, entusiasmado. Para a professora Muriel Romeiro, da Instituição São Leonardo Murialdo, de Porto Alegre, a contação de histórias e o contato com a leitura é uma forma de mostrar outras possibilidades para os alunos:
— É um momento de lazer para eles, de ter contato com outras realidades. São nesses momentos que a gente consegue trabalhar esse vínculo dos alunos com esse mundo ilusionário, com o lúdico.
Confira as contações de história no QG dos Pitocos (entre o Santander e o Memorial) neste final de semana:
Sábado
10h - Contos de Andersen
11h - Chá das Dez, de Celso Sisto
12h - Contos de Andersen
13h - A Princesa que não Queria Aprender a Ler, de Heloísa Prieto
15h - Medonho, de Rosana Rios
17h - Contação de histórias com Beatriz Myrrha
18h - Amigo Secreto, de Eliandro Rocha
Domingo
10h - Contos de Andersen
11h - O rei descalço, de Pablo Morenno
12h - Contos de Andersen
13h - Então quem é?, de Christina Dias
14h - Contos de Andersen
15h - Tinoca minhoca, de Marô Barbieri
16h - Contação de histórias com Beatriz Myrrha
17h - Contos de Andersen
18h - Rima ou combina, de Marta Lagarta
No Teatro Carlos Urbim (entre o Margs e o Memorial):
Domingo
18h - Agulha ou linha, quem é a rainha?, de Machado de Assis