Sábado (11/11)
16h30min - O Sofrimento é opcional, com a presença da autora Monja Coen
Sidarta, recém-iluminado, livre da própria depressão, dedicou o resto de seus dias a ensinar como dominar as causas do sofrimento. A autora Monja Coen apresenta os passos que a levaram ao domínio da depressão e os preceitos budistas que de fato ajudam a lidar com a ansiedade e a dor da existência. Para esta atividade haverá distribuição de senhas no mesmo dia, a partir das 12h30min, no Balcão de Informações da Feira. No Teatro Carlos Urbim (Av. Sepúlveda, entre o Margs e o Memorial do Rio Grande do Sul).
17h - 20 Relatos insólitos de Porto Alegre
Episódios singulares, misteriosos e surprendentes sobre a cidade de Porto Alegre que o público achava que conhecia. Com Rafael Guimaraens. Sala Leste do Santander Cultural (Rua 7 de Setembro, 1.028).
17h - Bate-papo com Fabrício Carpinejar
Autor de Liberdade na vida é ter um amor para se prender, Fabrício Carpinejar conversa com leitores. Sala Oeste do Santander Cultural (Rua 7 de Setembro, 1.028).
18h - Escritores nórdicos - Aki Ollikainen (Finlândia) e Erlend Loe (Noruega)
As recentes traduções de línguas como o finlandês e norueguês possibilitam que o leitor brasileiro conheça estes grandes nomes, já consagrados por suas obras. Aki Ollikainen e Erlend Loe serão apresentados por Pasi Loman e José Francisco Botelho. Tradução Simultânea. No Grande Hall do Santander Cultural (Rua 7 de Setembro, 1.028).
18h - Os livros fora do armário: a literatura orgulhosamente LGBT
Antes escondidos atrás de eufemismos, os livros de temática LGBT agora revelam-se orgulhosa e francamente em suas intenções e conquistam prêmios literários, o mercado editorial e os leitores. Com Natália Borges Polesso, Samir Machado de Machado e Nanni Rios. No Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (Rua dos Andradas, 1.223).
18h - Tango, el abrazo universal
Apresentação do grupo de tango 8 Adelante. Com Raúl Iturria. Hall do Memorial do Rio Grande do Sul (Rua 7 de Setembro, 1.020 - primeiro andar).
18h30min - Falange Gaúcha: origem e expansão do crime organizado no Rio Grande do Sul
Uma conversa franca sobre facções, crime organizado e sistema prisional, com Marcos Rolim e Sidinei Brzuska. Sala Leste do Santander Cultural (Rua 7 de Setembro, 1.028).
19h - Teatro é sempre Arena
Espetáculo teatral criado para homenagear os 50 anos do Teatro de Arena de Porto Alegre. A encenação revive momentos da trajetória que transformou o pequeno teatro em uma referência cultural de nossa cidade. Com Hamilton Braga, Nena Ainhoren, João França, Luzia Ainhoren, Dionísio Farias e Breno Ketzer. Na Tenda de Pasárgada (Praça da Alfândega, diante do Memorial do RS).
Domingo (12/11)
14h30min - TAG Livros: Chimamanda e a literatura africana
Apresentação da literatura africana e da obra de Chimamanda Adichie, curadora do clube TAG Livros, com Gustavo Lembert e Jéferson Tenório. Sala Leste do Santander Cultural (Rua 7 de Setembro, 1.028).
15h30min - Estrelas Pop Cadentes: mitos e celebridades em adorações efêmeras
Podem as estrelas musicais pop almejarem que seus fãs sejam devotos permanentes em um mundo fluível, móvel, acelerado e líquido? Ticiano Paludo e Fabrício Silveira. Sala Leste do Santander Cultural (Rua 7 de Setembro, 1.028).
16h30min - O Poeta envelhece; não envelhece a Poesia
O Pó das Sandálias – comemoração dos 50 anos de criação poética do autor: 1967-2017.
A poesia ajuda a sociedade a recuperar o amor aos valores espirituais e culturais, e a torna sensível aos apelos da Solidariedade. Com Armindo Trevisan, José Eduardo Degrazia e Élvio Vargas. Sala Oeste do Santander Cultural (Rua 7 de Setembro, 1.028).
18h - Escritor nórdico - Carl Jóhan Jensen (Ilhas Faroé)
O premiado poeta e crítico literário faroês lança sua primeira tradução brasileira. “Os limites entre poema e romance não parecem particularmente importantes para o autor quando se trata da expressão de trabalho”. Carl Jóhan Jensen será recebido por Pasi Loman, Luciano Domingues Dutra e Antônio Hohlfeldt. Tradução Simultânea. Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (CCCEV) (Rua dos Andradas, 1.223).