Alvo de recente polêmica, O Avesso da Pele, premiado livro de Jeferson Tenório que retrata a história de um professor negro assassinado por engano pela polícia em Porto Alegre, foi adaptado para o teatro. A peça de mesmo nome terá três apresentações na Capital, nos dias 20, 21 e 22 de março, às 20h, no Salão de Atos da PUCRS, dentro da programação do Porto Alegre em Cena. O espetáculo é do coletivo paulista Ocutá e tem classificação indicativa de 14 anos.
Diretor artístico do Porto Alegre em Cena, que ocorre entre 13 e 24 de março, Ricardo Barberena diz que O Avesso da Pele foi uma das primeiras montagens escolhidas para integrar a programação do festival, justamente por ser derivada de uma obra reconhecida pelo Prêmio Jabuti, em 2021, e porque a literatura de Tenório costuma abordar as principais mazelas do país, como o preconceito racial.
Por esses motivos, Barberena, que também é professor no doutorado em Letras na PUCRS, ficou chocado com a iniciativa de uma diretora de escola em Santa Cruz do Sul de criticar a obra e pedir a sua retirada da biblioteca alegando ter encontrado na história palavras "de baixo calão", decisão que repercutiu nacionalmente. Tanto o autor quanto a Companhia das Letras, editora responsável por lançar o livro, manifestaram-se dizendo se tratar de uma tentativa de censura.
— Toda a literatura do Tenório é importante para refletir sobre o racismo e as mazelas culturais do Brasil. Me assusta bastante essa visão conservadora que acredita que a literatura precisa ser purista. Essas mesmas pessoas não se assustam com o racismo estrutural brasileiro, que é a grande temática de O Avesso da Pele — afirma Barberena.
O espetáculo é dirigido pela dramaturga Beatriz Barros e traz quatro atores negros em cena, todos com menos de 30 anos. O cenário é o apartamento de Henrique, o professor negro assassinado, onde seu filho, Pedro, ao analisar o espaço, recupera a história do pai.
Inicialmente, o Porto Alegre em Cena havia disponibilizado apenas duas sessões para a peça. No entanto, diante da grande procura e de ingressos quase esgotados, decidiu-se oferecer uma terceira data para o espetáculo, no dia 22, cuja bilheteria abrirá nesta terça-feira (5). No dia 20, quando a peça estreia em Porto Alegre, haverá posterior bate-papo com Jeferson Tenório.
— Que os adolescentes que verão a peça possam refletir sobre a sociedade brasileira e pensar sobre questões políticas e identitárias que assolam o Brasil, principalmente aqui no sul do país, do ponto de vista do racismo — ressalta o diretor do festival.
O Avesso da Pele
- Onde: Salão de Atos da PUCRS (Av. Ipiranga, 6.681), em Porto Alegre
- Quando: dia 20 de março, seguida de debate com o escritor Jeferson Tenório, a diretora Beatriz Barros e o elenco do espetáculo, e nos dias 21 e 22 de março, sempre às 20h
- Duração: 90 min
- Classificação indicativa: 14 anos
- Ingressos: entre R$ 5 e R$ 60, no site do Porto Alegre em Cena