Após duas tentativas de editais sem interessados para assumir a produção da 29ª edição do Porto Alegre em Cena, na terceira tentativa, os produtores Vitor Ortiz e Denise Viana foram selecionados para conduzir a organização do festival. Porém, o pouco tempo para a aprovação de um projeto específico no âmbito da lei federal de incentivo à Cultura (Lei Rouanet) fez o proponente buscar uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), a Secretaria Municipal da Cultura e o movimento Pacto Alegre.
Dessa forma, além do valor de R$ 250 mil do aporte da prefeitura de Porto Alegre, o evento contará ainda com o investimento de R$ 572 mil por meio do projeto já aprovado do Instituto de Cultura da universidade, o que viabilizará a realização do festival ainda neste ano. Em nota, a PUCRS confirma a parceria e destaca ainda que "o projeto está apto a captar, mas ainda está em busca de patrocinadores".
O curto prazo até o final de 2022 fez com que a Secretaria Municipal da Cultura encontrasse como solução dividir a realização do festival em duas partes. A primeira delas está prevista para a primeira semana de dezembro deste ano e a segunda etapa, para março de 2023, durante as comemorações pelo aniversário da Capital. Se este cronograma de fato se concretizar, Porto Alegre terá duas edições do tradicional festival de teatro em 2023, conforme antecipou o repórter Jocimar Farina.
"A programação de dezembro poderá já trazer atrações nacionais, mas a 29ª edição deve ser marcada pela ênfase em espetáculos locais, selecionados por chamada pública, a partir dos critérios estabelecidos pela direção artística", garante Vitor Ortiz, produtor do Em Cena. Ele ressalta ainda que já está trabalhando para que a 30ª edição do festival tenha um valor mais relevante de investimento para a celebração dos 30 anos do evento, que é hoje considerado um dos maiores da América latina.
Além do edital para a seleção de espetáculos locais, deve ser anunciada também a criação de uma comissão que vai realizar a direção artística do festival, ou seja, uma equipe com representantes de diferentes setores das artes cênicas que vão fazer a curadoria do Em Cena.
— Vamos divulgar essa diretoria ainda em agosto, estamos discutindo detalhes da composição — confirma Gunter Axt, secretário da Cultura de Porto Alegre.
O Festival
Realizado há 28 anos de forma ininterrupta desde sua criação, o Porto Alegre em Cena ocorreu de forma híbrida em 2021, com eventos online e performances nas ruas, e totalmente virtual em 2020, no auge da pandemia. No final de 2020, uma polêmica envolveu o registro de uma associação privada para a gestão do festival em nome do então coordenador de artes cênicas do município. O edital foi impugnado e outro realizador tomou conta da produção, ainda assim o Em Cena não deixou de ser realizado.