A prefeitura relançou a contratação da empresa que irá organizar a 29ª edição do Porto Alegre em Cena. O edital foi publicado nesta sexta-feira (10).
Essa é a terceira tentativa de escolha de quem irá assumir a coordenação do evento. Em 20 de maio e 2 de junho, os dois editais foram encerrados sem que houvesse interessados.
Por causa dessa dificuldade, o evento, que sempre é realizado no período de primavera na Capital, ficará para o verão podendo, inclusive, ser realizado até março de 2023 - de forma excepcional. Com prazos exíguos, que dificultam a captação de recursos das leis de incentivo à cultura estadual e federal, há chance de que não haja novos interessados.
Para que isso não ocorra, a prefeitura pretende ampliar os recursos disponíveis para o evento. Pensando em não repetir os erros desta edição, a Secretaria Municipal de Cultura já lançou a edição do ano que vem. O festival será realizado em setembro de 2023.
Mudança na contratação
De 2015 a 2020, o festival foi realizado pela mesma equipe de produção e sob a curadoria de Fernando Zugno. Já para a 28º edição do evento, que ocorreu em 2021, foi lançado um edital para contratação de empresa interessada em realizar o Em Cena. Uma associação em nome dos mesmos gestores anteriores foi contemplada, com isso, a prefeitura anulou o resultado do edital e publicou um novo certame. Zugno seguiu na coordenação do festival através de contratação sob dispensa de licitação.
No mês passado, o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do RS (Sated-RS) cobrou da secretaria Municipal de Cultura agilidade no lançamento do edital para contratação de equipe de produção do evento em 2022, sob o risco de não se ter tempo hábil para a captação com as leis de incentivo. Os concorrências foram lançadas, mas vários produtores locais se negaram a entrar na concorrência devido o tempo curto para a realização do projeto, o que resultou em editais sem interessados.