Kraunus Sang (Hique Gomez), Nabiha Nabaha (Simone Rasslan), o Professor Kanflutz (Cláudio Levitan) e outras figuras da Sbørnia foram contemplados com um asilo diplomático cedido pelo Teatro do Bourbon Country, depois de a embaixada do país, localizada no Theatro São Pedro, ter sido fechada temporariamente para reformas (o São Pedro deve reabrir em março). É na sala de espetáculos localizada no Bourbon Shopping Country que o público poderá conferir o espetáculo A Sbørnia Kontr’Atracka em sua primeira temporada desde o início da pandemia. Será entre quinta-feira (13) e sábado (15), às 21h (veja detalhes ao final).
Este não será o primeiro reencontro dos sbørnianos com o público. Em dezembro, o grupo realizou o espetáculo Sbørnia em Revista aø Vivø ao Ar Livre em Frente ao Theatro São Pedro, para cerca de 5 mil pessoas.
— Todo mundo atendeu ao nosso chamado de cada um levar sua cadeirinha para assistir ao show. Foi uma festa, com um monte de convidados, o SambaDelas, o Nitro Di e o Borghettinho, que viaja o mundo inteiro e nunca tinha ido à Sbørnia — conta Hique.
Homenagem
A Sbørnia Kontr’Atracka mantém vivo o universo do espetáculo Tangos & Tragédias, criado por Hique com Nico Nicolaiewsky, que morreu em 2014 — ou melhor, voltou à Sbørnia para conter uma invasão. Após a perda, Hique estreou Kraunus e Convidados como forma de relembrar aquele que havia sido seu parceiro de palco por mais de 30 anos.
Foi daí que a parceria com Simone floresceu, até ser criado A Sbørnia Kontr’Atracka, em 2016. Aos poucos, Nabiha Nabaha foi construída como uma personagem dura, forte, multitalentosa e verdadeiramente sbørniana. Por trás do nome, perdura a lembrança da avó da atriz, Nabiha Rasslan, libanesa radicada no Mato Grosso do Sul:
— Ela criou sete filhos no Brasil sem falar direito a língua. O marido dela, meu avô Salomão, fugiu para o Líbano e a deixou aqui. É a figura dessa mulher forte. E é a primeira mulher da Sbørnia a estar dentro do espetáculo como protagonista. Acho importante marcar território com o nome dela.
Na estrada desde então, o projeto foi se aprimorando. Diante da interrupção forçada das apresentações devido à pandemia de covid-19, os esforços passaram a se concentrar na websérie Sbørnia em Revista, com participação de Levitan e do músico André Abujamra.
Depois de quase dois anos de pandemia, os palcos abriram novamente para os artistas e o público. Simone relembra o fato de que A Sbørnia Kontr’Atracka, apesar de aproveitar a história da ilha flutuante, é um espetáculo diferente de Tangos & Tragédias. Questionado sobre possíveis novidades para o público fiel, Hique afirma estar selecionando materiais da websérie para integrarem a atração presencial.
— É um show que vem se lapidando e que está se voltando para um universo de pessoas que ainda não viu Tangos & Tragédias. Este teve cerca de 1,5 milhão de espectadores em seus 30 anos, então tem muita gente ainda para ver A Sbørnia Kontr’Atracka. E quem viu os primeiros shows percebe que já está diferente. Estamos sempre em processo de criatividade — afirma Hique.
Para este ano, pelo menos mais um show, ainda sem data confirmada, está à vista. Já Sbørnia em Revista deve ganhar uma terceira temporada, e há negociações para que a websérie entre na TV a cabo e no streaming.
Assim, depois de conquistar o Estado, Kraunus, Nabiha e Kanflutz partem para ganhar o coração do Brasil e do mundo.
A Sbørnia Køntr’Atracka
- De quinta (13) a sábado (15), às 21h, no Teatro do Bourbon Country, no Bourbon Shopping Country (Av. Túlio de Rose, 80), em Porto Alegre.
- Ingressos de R$ 70 a R$ 120 no site uhuu.com (com taxa) e no totem ao lado da bilheteria do teatro (sem taxa). Sócios do Clube do Assinante têm 50% de desconto