A noite foi de reencontro da Sbørnia com Porto Alegre. Hique Gomez, Simone Rasslan e Cláudio Levitan levaram a música, os tangos e as tragédias para as ruas da Capital no final deste domingo (19), em um espetáculo ao ar livre realizado em frente ao Theatro São Pedro (Praça Mal. Deodoro, s/nº).
Aberto ao público e sem ingressos, Sbørnia em Revista aø vivø reuniu uma plateia ávida pelo reencontro presencial, depois de dois anos do projeto longe dos palcos físicos. Antes mesmo do anoitecer, já haviam pessoas em frente ao teatro com suas cadeiras de praia e de plástico, perfeitas para acompanhar o show com conforto.
A mais nova aventura da Sbørnia retomou o que os fãs puderam acompanhar na websérie Sbørnia em Revista, lançada em meio à pandemia, em novembro de 2020, que revisitou a história do projeto. Fundado inicialmente como o Tangos & Tragédias, em 1984, o espetáculo — que veio a se tornar um dos mais celebrados do Estado — precisou ser reconstruído após a morte de Nico Nicolaiewsky, a metade de um show de dois, em 2014.
Assim nasceu a A Sbørnia Kontr’Atracka, em 2017, inicialmente conduzida por Kraunus Sang (Hique) e Nabiha Nabaha (Simone). Agora, no entanto, eles são três, acompanhados pelo Professor Frederick Ubaldo Kanflutz (Cláudio Levitan).
Quem também participou do espetáculo desta noite foi o grupo Samba Delas, a percussionista e mestre de bateria Alexandra Amaral e o Mestre Izolino. Eles auxiliaram os sbørnianos na execução de dois sambas-enredo em homenagem ao São Pedro, o que levou à fundação da primeira Escola de Samba da Sbørnia, a Unidos da Kapunga.
Realizado pela Fundação Theatro São Pedro em parceria com o Escritório de Produção Marilourdes Franarin, o Ministério do Turismo e a Secretaria Especial da Cultura, do governo federal, o show marcou o início das comemorações pelos 250 anos de Porto Alegre, celebrados em 2022.