Misturando inovação com uma dose de nostalgia, o projeto A Sbørnia Kontr’Atracka apresenta sua mais nova criação: a websérie Sbørnia em Revista. Separado em diversos quadros, o primeiro episódio – que ficará disponível no YouTube neste sábado, às 18h – combina material inédito com momentos marcantes do espetáculo Tangos & Tragédias, no bloco nomeado Tubo do Tempo. Além das já conhecidas figuras de Kraunus Sang (Hique Gomez), Nabiha Nabaha (Simone Rasslan) e o Professor Frederick Ubaldo Kanflutz (Claudio Levitan), Sbørnia em Revista marca a estreia do mais novo integrante da equipe, Abustradamus (encarnado pelo músico André Abujamra).
Os episódios se passam na Sbørnia, terra natal dos personagens. O território é uma ilha que navega pelos mares do mundo, desprendida do continente após sucessivas explosões nucleares. Em meio à pandemia, todos estão confinados em suas casas – e assim todo o projeto foi gravado, sem os artistas se encontrarem presencialmente e com os técnicos acessando equipamentos instalados na casa de cada um deles.
— É difícil fazer tão separado assim — diz Hique Gomez. — Os primeiros takes foram sincronizados, gravamos juntos cada um ao mesmo tempo em sua casa. É uma operação que, muitas vezes, as companhias de televisão têm dificuldade para fazer. Tomamos um laço danado para montar isso e estamos aprendendo a fazer tudo, mas está ficando bacana. Acho que tem muito conteúdo da nossa trajetória e muito conteúdo que estamos criando para o projeto.
Apesar de a crise sanitária ter forçado a migração para as plataformas virtuais, pensar conteúdo para o digital era uma proposta à vista. Já haviam sido criados canais de comunicação do projeto na internet, mas a pouca experiência fez com que eles não fossem atualizados com tanta frequência. Com a chegada do coronavírus ao Brasil, as apresentações presenciais tiveram de ser readequadas à nova realidade.
— A gente é acostumado a ir para o palco com o “um, dois, três, junto!”. Sai faísca, pega fogo! A coisa musical precisa da presença, precisa dessa sincronia que a gente não encontra no digital, no remoto — diz Simone. – Ao mesmo tempo em que foi mais difícil, também foi muito interessante, porque a gente pode reconstruir essas músicas, colocar outros instrumentos que no show não tem. Então a Sbørnia em Revista é um novo produto, até musical, daquelas músicas que a gente já vinha fazendo em cena.
Hique recorda o fato de que não é a primeira vez que a produção do show passa por uma crise. Relembra o início de Tangos & Tragédias, em 1984, em meio à hiperinflação do governo de João Figueiredo, uma crise econômica que inviabilizou projetos em diversos setores da sociedade. Depois, “a volta do Maestro Pletskaya à Sbørnia”, eufemismo para tratar da morte, em 2014, do ator Nico Nicolaiewsky, parceiro de palco de Hique Gomez por mais de 30 anos. Após a perda, a produção foi repensada e reconstruída, dando vida ao A Sbørnia Kontr’Atracka.
Especial
Apesar de tudo, Hique destaca que momentos difíceis, muitas vezes, podem se transformar em oportunidades para sair da zona de conforto. Fazendo coro, Levitan aponta que a pandemia mudou todos os valores da vida.
— Acho que uma das coisas que ajudaram na pandemia foi esse isolamento. De a gente poder, inclusive, desenvolver conteúdos, conversar sobre eles e abrir esse baú de conteúdos que podem surgir da própria Sbørnia. Então, a Sbørnia me parece, brincando com isso, muito própria para esse momento da pandemia. É um lugar isolado, que ao mesmo tempo se protege e produz. Acho que a pandemia está sendo, para quem está prestando atenção nessa oportunidade de pensar em si próprio e consumir coisas, uma oportunidade enorme de apresentar conteúdos novos. A pandemia trouxe não só uma oportunidade, mas uma provocação de mudança de hábito — reflete.
Sbørnia em Revista trará quatro episódios, exibidos até dezembro. A apresentação foi viabilizada por meio do Ministério da Cidadania e da Rio Grande Seguros. Para o final do ano, Hique adianta, também é possível esperar uma programação especial: a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) irá transmitir A Ospa Vai à Sbørnia, concerto que uniu ambos os projetos e lotou o Auditório Araújo Vianna em 2018.