O último domingo (23) marcou não apenas a reabertura do Theatro São Pedro, após mais de um ano sem eventos presenciais em razão da pandemia do novo coronavírus, mas, também, o lançamento de uma importante campanha para o espaço cultural. Selecionado para o Programa Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural, o local precisará de apoio do público para conquistar os recursos oferecidos pela iniciativa e, assim, viabilizar o projeto “Visita Orquestrada ao Theatro São Pedro”.
O edital lançado em dezembro de 2020 pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) selecionou 10 iniciativas de todo o Brasil para sua terceira edição que, pela primeira vez, traz uma etapa inteiramente digital. Batizada de Edição Lab, a novidade do programa dá destaque a propostas que utilizam a internet para ampliar a interação do público com os patrimônios culturais brasileiros. Da Região Sul do país, apenas o projeto do Theatro São Pedro, que consiste em uma visita guiada virtual ao local, conduzida por uma trilha de sua orquestra própria, foi selecionado.
Agora, a Fundação Theatro São Pedro precisará captar recursos junto à sociedade, por meio de uma campanha de financiamento coletivo. A cada R$ 1 doado pelo público, que inclui pessoas físicas e jurídicas, o BNDES investirá mais R$ 2, até alcançar o valor máximo de R$ 75 mil — o que significa triplicar a arrecadação. Para isso, porém, o será necessário que a instituição capte R$ 25 mil por meio da “vaquinha”, demonstrando engajamento social. A data limite para contribuir é 16 de junho, mas o presidente da Fundação, Antonio Hohlfeldt, quer ter uma margem de tempo e, para isso, está trabalhando com para arrecadar o montante até o próximo dia 10.
— Esse é um grande projeto que a gente desenvolveu aqui e somente nós fomos escolhidos no Estado. Agora, temos que correr atrás. E não pode ser os R$ 25 mil de uma vez só, de um único doador, precisamos ir de pouquinho em pouquinho, conforme diz o edital, contando com a colaboração de todos — explica Hohlfeldt.
Para a escolha das iniciativas que fazem parte da Edição Lab do programa do BNDES, pesaram os critérios de diversidade e de busca maior de distribuição regional, além de possibilitar que o patrimônio cultural do país seja mais conhecido pelos brasileiros e, também, pelo mundo, abrindo espaço para o turismo cultural no Brasil. Ao final da campanha de financiamento coletivo, os projetos terão seis meses para serem executados.
— O retorno da campanha tem sido muito positivo e estamos telefonando para todos os nossos parceiros, falando da iniciativa e pedindo contribuição. No site, tem muitas recompensas interessantes para quem fizer uma doação, o que deve dar uma motivação extra. A expectativa é muito boa e, com a execução do projeto, o São Pedro poderá ser visitado de qualquer lugar do planeta — completa o presidente da Fundação.
Com o recurso arrecadado, uma série de vídeos será produzida, mostrando os diferentes ambientes do Theatro São Pedro, utilizando equipamentos de alta tecnologia, como câmera 360, drone, steadicam e recursos de realidade virtual. Haverá também a comparação de fotos antigas com o cenário atual, situando o visitante no espaço e no tempo, passado e presente. Em cada ambiente, três músicos da Orquestra Theatro São Pedro executarão uma trilha adequada para o espaço, enquanto a narrativa da história fica por conta do “fantasma” da atriz Dulce Miranda, que habita o teatro há mais de 150 anos, interpretada pela atriz Bruna Tessuto. O material será disponibilizado para todos, de forma gratuita, no site, nas redes sociais e no canal do YouTube do Theatro São Pedro.
As doações podem ser feitas pelo endereço: benfeitoria.com/theatrosaopedro.