O Theatro São Pedro, um dos palcos culturais mais importantes do Rio Grande do Sul, voltou a abrir as portas ao público neste domingo (23), após mais de um ano sem eventos presenciais em razão da pandemia de coronavírus. A reabertura contou com apresentação da orquestra da casa, que realizou concerto com obras de Wolfgang A. Mozart e Radamés Gnattali.
A volta do público ao São Pedro também foi marcada pelas medidas de segurança contra o contágio do coronavírus. Uso de máscara, álcool gel, ocupação de apenas 30% da capacidade e distanciamento entre as poltronas estão entre os protocolos seguidos. Tirando os músicos que tocam instrumentos de sopro, os demais integrantes da orquestra também utilizaram máscara durante a apresentação.
Antes do início do espetáculo, o presidente do Theatro, Antonio Hohlfeldt, citou as tentativas de reabertura nos últimos meses, reforçou os protocolos de segurança e, emocionado, destacou que o evento é uma celebração:
— Tentamos duas vezes antes retomar as atividades do Theatro, em novembro do ano passado e em janeiro deste ano, e infelizmente não foi possível. E certamente muitas das pessoas que teriam vindo aqui não vão mais vir. Mas a gente vai celebrar a cultura do Rio Grande do Sul e, sobretudo, a crença em dias melhores. É por isso que nós estamos aqui. Isso é uma celebração.
Com a limitação de 30% da capacidade, o Theatro São Pedro recebeu 190 espectadores neste domingo. Os ingressos gratuitos foram distribuídos mediante a doação de dois quilos de alimento, que serão doados à Confraria da Música RS. O local abriu uma hora antes do concerto, por volta das 17h, para permitir que público chegasse com antecedência, evitando aglomeração.
O Theatro São Pedro pretende realizar outros eventos de forma presencial ao longo de junho, mês em que celebra 163 anos. As apresentações devem ocorrer nos dias 8, 20 e 23. Entre os espetáculos, está uma parceria com a Assembleia Legislativa. Além disso, o teatro será palco de eventos durante o Porto Verão Alegre, que começa nesta semana e terá transmissão online.