O Porto Verão Alegre já faz parte da cena cultural da Capital, sendo um projeto que, desde o seu começo, lá em 1999, busca popularizar as artes cênicas produzidas no Estado aos gaúchos. Neste ano, devido a situação da pandemia no país, o tradicional encontro entre artistas e público não será no teatro, mas na casa de cada um dos espectadores. A internet será a conexão entre o palco e plateia, garantindo segurança para todos.
Para os idealizadores da iniciativa, que está completando 22 anos, Rogério Beretta e Zé Victor Castiel, muitas formas de levar o projeto ao público foram pensadas do final de 2020 para cá. Desde modelos híbridos até teatro ao ar livre, mas, com a contaminação de covid-19 sem mostrar enfraquecimento, foi decidido que este ainda não era o momento de levar a plateia para assistir aos espetáculos presencialmente.
— Não podíamos colocar o público, nosso principal aliado, em risco. Então, em março, nos demos conta de que não seria possível o reencontro presencial. Elaboramos, assim, uma solução que é o máximo que podemos fazer neste momento, levando sempre em consideração o que diz a ciência — conta Castiel.
O ator afirma que esta mudança de formato permitirá que os espetáculo ultrapassem os limites do Estado e seja visto no resto do país — e, até mesmo, no mundo. No total, serão oferecidas 26 peças ao público durante de 29 de maio a 20 de junho. Ou seja, o Porto Verão Alegre vai encostar no começo do inverno. E, para conferir as apresentações, os interessados deverão acessar a plataforma ShowIn, da atriz Glória Pires. Cada atração custará R$ 9,90 para ser assistida.
Desde que a pandemia foi declarada, em março de 2020, a classe artística foi uma das que mais sofreu. Sem poder se apresentar para o público, os profissionais tentaram encontrar novos meios de obter remuneração, por meio de apresentações online, financiamento coletivo ou, ainda, atuando em outros ramos. Agora, com o Porto Verão Alegre 2021, os artistas podem vislumbrar uma esperança de retomada, com segurança e cachê.
— A nossa classe sofreu muito neste mais de ano de pandemia. Então, queremos que o Porto Verão Alegre seja a esperança de um futuro melhor. Quem sabe seja esta a abertura da temporada teatral na cidade, né? — diz Beretta.
Ao decidirem que as peças seriam transmitidas virtualmente, os organizadores pensaram, também, na segurança dos artistas que farão parte dos espetáculos. Para viabilizar os diversos processos, o número de apresentações foi reduzido. Das cerca de 170 peças tradicionais em uma temporada do evento, neste ano, serão 26, que contam com menos profissionais em cena, evitando aglomeração no palco.
Mesmo assim, outras medidas foram tomadas para garantir a saúde dos artistas e técnicos envolvidos no Porto Verão Alegre. Todos os participantes serão testados para covid-19 com dois dias de antecedência e, depois disso, ficarão em isolamento, chegando no dia da apresentação com a tranquilidade de que não haverá contágio entre os colegas de cena ou de bastidores.
Qualidade como uma das prioridades
Artistas e espetáculos consagrados em solo gaúcho estarão na edição virtual do Porto Verão Alegre. Guri de Uruguaiana, Cris Pereira, Angela Dip, Homens de Perto, Beatles em Concerto, Pq Casamos?!, Projeto Secreto: A Gaiola das Loucas e muitas outras atrações poderão ser apreciadas, quase todas ao vivo. E, para garantir que a experiência seja a melhor possível, os organizadores da iniciativa investiram na qualidade. Para isso, as apresentações serão filmadas por quatro câmeras, aumentando a imersão da plateia.
— As peças serão realizadas como se houvesse público, com muito profissionalismo. Vamos entregar um produto de qualidade, feito com muito cuidado e que deve abrir uma nova era para o Porto Verão Alegre — diz Beretta.
— Tá na hora de algo trazer um pouco mais de dignidade para a nossa classe. Então, vamos colocar esse navio para navegar com tudo que temos de melhor — finaliza Castiel.
Além dos espetáculos pagos, uma série de conteúdos gratuitos serão disponibilizados pelas redes sociais do projeto. Mais informações serão disponibilizadas, em breve, no site do evento.