Neste ano, a poltrona de quem for prestigiar o Porto Verão Alegre será a sua própria, em casa. Mas isso não quer dizer que o público não precisará garantir o seu convite para ter acesso às peças. Totalmente virtual, a 22ª edição do tradicional evento que celebra as artes cênicas do Rio Grande do Sul ocorrerá de 29 de maio a 22 de junho, reunindo 25 espetáculos. Os ingressos começam a ser vendidos nesta segunda (24) exclusivamente pelo site portoveraoalegre.com.br.
Para conseguir viabilizar o projeto em época de pandemia, em que os artistas mais estão precisando garantir o seu sustento, os organizadores do evento criaram um esquema com testagem, isolamento e distanciamento para proteger a saúde dos profissionais que participarão dos espetáculos, além de conseguir garantir cachê para todos os envolvidos. Assim, para prestigiar todo esse esforço, o espectador pagará R$ 9,90 por peça – com a possibilidade de ver com toda a família. As imagens das atrações serão captadas nos palcos do Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa e do Theatro São Pedro, sem público, e transmitidas pelo site showin.tv.
Liderado pelos atores e produtores Rogério Beretta e Zé Victor Castiel, este Porto Verão Alegre terá o conceito "22 anos presente", reforçando que, mesmo contando com uma edição diferente desta vez – e perto do início do inverno –, o evento não falhou um ano sequer desde a sua idealização, em 1999.
Dos 25 espetáculos que compõem o Porto Verão Alegre 2021, cinco serão apresentados pela primeira vez no festival: A Espessura da Vida, Com Amor – Chico Xavier, Curiosa Mente, Preta no Branco – O Show e Protocolo Sexual Pandêmico. Os títulos trazem novidades para os espectadores e também traduzem o esforço pela arte, com os profissionais envolvidos superando as limitações da pandemia para ensaiar e entregar as peças.
Consagrados
Além das apresentações inéditas, espetáculos consagrados pelo público gaúcho também marcarão presença no evento, como Guri de Uruguaiana e Banda; Projeto Secreto: A Gaiola das Loucas; Pq Casamos?!; Frida Kahlo, à Revolução! e Homens de Perto.
O stand-up comedy também terá espaço na programação: Nando Viana apresenta o número Coloca o Cinto que a Viagem Vai Ser Longa e Cris Pereira estará em dose dupla, com Meu Nome Não É Jorge e Stand-up Bagual do Gaudêncio.
A programação completa, com os dias das apresentações e informações sobre audiodescrição, pode ser encontrada no site oficial do Porto Verão Alegre. Além disso, nas redes sociais da iniciativa, haverá atrações especiais gratuitas para o público.