Que a nostalgia está em alta na cultura pop não é novidade para ninguém. Diversas obras que fizeram sucesso no passado ganham homenagens, novas roupagens e versões para os dias atuais — inclusive, com as legacy sequels.
Esta tendência é tão forte que apenas neste mês quatro filmes vão adaptar obras que fizeram sucesso anteriormente em formato de animação, no já longevo século 20. E muitas outras produções estão por vir, buscando reconquistar o público mais velho, que acompanhou os títulos originais, bem como conquistar as novas gerações.
Assim, os espectadores farão uma viagem ao passado, reencontrando antigos amigos animados, mas como um novo visual. Então, confira abaixo os títulos que estreiam em abril e vão proporcionar uma viagem nostálgica para quem cresceu acompanhado das obras originais.
Super Mario Bros. - O Filme
Sim, Super Mario Bros., originalmente, nasceu nos videogames. Porém, os famosos irmãos encanadores tiveram versões em live-action e animação, inclusive, fazendo sucesso no Brasil com uma produção exibida, nos anos 1980, dentro do Xou da Xuxa. Agora, os personagens retornam para uma animação cinematográfica da Illumination, mesma produtora de Meu Malvado Favorito, que conta com um elenco estrelado de dubladores — de Chris Pratt a Jack Black, nas vozes originais. O filme conta com críticas mistas, tendo pouco mais de 50% de aprovação no agregador de notas Rotten Tomatoes.
Estreia: 6 de abril, nos cinemas
Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes
Mais um que nasceu no universo dos jogos, mas, desta vez, de tabuleiro. De Dungeons & Dragons, um dos mais famosos games de RPG, originou-se uma animação que fez um enorme sucesso no Brasil: Caverna do Dragão, que se tornou mitológica por não ter um final e até hoje alimenta inúmeras teorias da conspiração. O filme Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes traz o universo do RPG para as telas de cinema e, elogiadíssima pela crítica especializada, a aventura tem um easter egg para quem é fã da clássica animação dos anos 1980: Eric, Bobby, Presto, Hank, Diana e Sheila fazem uma rápida aparição no longa-metragem, como um aceno aos fãs nostálgicos. Será que vem uma produção somente deles por aí? A semente foi plantada.
Estreia: 13 de abril, nos cinemas
Os Cavaleiros do Zodíaco - Saint Seiya: O Começo
Popularizado no Brasil por meio do anime Os Cavaleiros do Zodíaco, que nasceu do mangá de Masami Kurumada, os personagens foram uma febre entre os anos 1980 e 1990. Até hoje, a animação é referência do gênero e, por muito tempo, os fãs esperaram uma adaptação à altura da aventura e da fama de Seiya de Pégaso. Após sequências, filmes de animação e outros derivados, finalmente os espectadores ganharão uma versão em live-action da aventura. Porém, os trailers, que lembram bastante fanfilms, deixaram os mais aficionados pela obra original com um pé atrás — será que vem aí um novo Dragon Ball: Evolution? De qualquer forma, Os Cavaleiros do Zodíaco - Saint Seiya: O Começo, conta com nomes conhecidos no elenco, como Famke Janssen, Sean Bean e Mark Dacascos.
Estreia: 27 de abril, nos cinemas
Peter Pan & Wendy
A história de Peter Pan começou em 1902, sendo contada indiretamente no romance O Pequeno Pássaro Branco, escrito pelo escocês J.M. Barrie (1860-1937). A jornada do menino que não queria crescer, depois de ser contada em uma peça teatral, ganhou um livro solo, chamado Peter Pan e Wendy (1911). A narrativa apresentava a Terra do Nunca e toda a mitologia que, em 1957, foi adaptada na clássica animação da Disney, Peter Pan. Entre diversas versões para o cinema, o personagem ganhou o seu live-action mais celebrado até agora em 2003, com Jeremy Sumpter como o protagonista. Outra adaptação foi lançada em 2015, com um elenco estrelado que ia de Hugh Jackman a Rooney Mara. Agora, o Disney+ vai lançar a sua versão, apresentando Jude Law como Capitão Gancho e pretendendo conectar a nova geração com a história centenária do líder dos Meninos Perdidos.
Estreia: 28 de abril, no Disney+
Mais nostalgia | Power Rangers: Agora e Sempre
A saga dos Power Rangers originais retorna para este especial da Netflix, com boa parte do elenco clássico. A aventura não tem origem em uma animação, mas a série passava nos programas infantis, junto aos desenhos animados e, por isso, carrega a mesma áurea. Neste reencontro, vestirão novamente os uniformes coloridos David Yost (Billy), Walter Emanuel Jones (Zack), Johnny Yong Bosch (Adam), Steve Cardenas (Rocky), Karan Ashley (Aisha) e Catherine Sutherland (Kat). Já Barbara Goodson e Richard Horvitz retornarão como as vozes de Rita Repulsa e Alpha 5, respectivamente. Juntos, os rangers deverão enfrentar uma ameaça do passado. É hora de morfar!
Estreia: 19 de abril, na Netflix