A atriz Jada Pinkett Smith, 50 anos, fez a primeira publicação nas redes sociais desde o episódio de agressão envolvendo o marido, Will Smith, 53, e o comediante Chris Rock, 57, durante a cerimônia do Oscar, realizada no domingo (27). Fãs e seguidores acreditam que o conteúdo publicado nesta terça-feira (29) por Jada é uma indireta à situação ocorrida na premiação.
No Instagram, a atriz publicou a seguinte mensagem "This is a season for healing and I am here for it" (Esta é uma temporada de cura e estou aqui para isso, em tradução livre). O conteúdo já conta com mais de 96 mil curtidas.
Will Smith agrediu Chris Rock após o comediante ter feito uma piada em que comparava Jada à protagonista do filme Até o Limite da Honra (1977), interpretada pela atriz Demi Moore. Na história, a personagem tinha o cabelo raspado porque atuava na Marinha. Já a esposa de Smith sofre de alopecia, doença que causa calvície.
O ator subiu em silêncio no palco e deu um tapa em Rock. Depois, voltou para a plateia, esbravejando: "Deixe o nome de minha mulher fora da p* da sua boca". Em seguida, Jada e Denzel Washington tentaram acalmar Smith.
Pouco tempo depois, o artista venceu o Oscar na categoria de melhor ator, pelo trabalho no longa King Richard: Criando Campeãs.
Arrependimento
O comediante Chris Rock não quis prestar queixa contra Will Smith, mas tem o prazo de seis meses para fazê-lo, de acordo com as leis locais. Se Will fosse acusado de agressão e condenado, poderia ficar até seis meses preso, além de ter de pagar uma multa de até US$ 100 mil (aproximadamente R$ 500 mil).
O ator se mostrou arrependido e pediu desculpas publicamente, em uma mensagem publicada no Instagram.
"A violência em todas as suas formas é venenosa e destrutiva. Meu comportamento no Oscar de ontem à noite foi inaceitável e imperdoável. Piadas às minhas custas fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica de Jada era demais para mim e reagi emocionalmente. Eu gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris. Eu passei da linha e errei. Estou envergonhado e minhas ações não foram indicativas do homem que quero ser. Não há lugar para violência em um mundo de amor e bondade", diz trecho da mensagem.
O ator também pediu desculpas à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, aos produtores do Oscar, aos que estavam presentes e aos telespectadores. "Eu gostaria de me desculpar com a Família Williams e minha Família King Richard. Lamento profundamente que meu comportamento tenha manchado o que tem sido uma jornada linda para todos nós. Eu sou um trabalho em andamento", finalizou.
Academia
Os responsáveis pela premiação se manifestaram sobre o assunto na segunda-feira (28). "A Academia condena as ações do Sr. Smith no evento de ontem à noite. Iniciamos oficialmente uma revisão formal acerca do incidente e exploraremos outras ações e consequências de acordo com nossos estatutos, padrões de conduta e a lei da Califórnia", diz comunicado.
A Academia ainda está estudando se haverá punição para o ator. Na pior das hipóteses, Smith pode ser expulso da associação ou ser suspenso temporariamente de eventos organizados pela instituição, como o próximo Oscar. Até o momento, não foi comentada a hipótese de o artista perder o prêmio que conquistou.