Depois de o ator Will Smith invadir o palco da cerimônia do Oscar no domingo (27) e dar um tapa no rosto do comediante Chris Rock, por ele ter feito uma piada sobre a esposa do ator, Smith foi pressionado a pedir desculpas públicas pela agressão. "Eu estava fora da linha e estava errado. Estou envergonhado e minhas ações não foram indicativas do homem que quero ser", escreveu ele nas redes sociais. O ator também pediu desculpas à Academia e "a todos que assistem ao redor do mundo".
A cena se desenrolou durante a apresentação do prêmio de melhor documentário, apresentado por Rock, que decidiu introduzir o anuncio com um breve número de comédia. Em sua fala, ele fez uma piada comparando a cabeça raspada de Jada Pinkett Smith com a da personagem de Demi Moore no filme de 1997 Até o Limite da Honra.
— Mantenha o nome da minha mulher fora da p**** da sua boca — gritou Smith após a agressão, o que levou os produtores a cortar o áudio da transmissão pela televisão por alguns segundos.
Após a repercussão da cena do tapa, Smith e Rock foram o assunto desta segunda-feira (28), dividindo internautas que apoiaram sua pronta ação em defender a mulher e que criticaram a postura do ator. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza o Oscar, está estudando uma punição para Smith, que depois da agressão recebeu, pela primeira vez, a estatueta de melhor ator por seu papel no filme King Richard: Criando Campeãs.
"A Academia condena as ações do Sr. Smith no evento de ontem à noite. Iniciamos oficialmente uma revisão formal acerca do incidente e exploraremos outras ações e consequências de acordo com nossos estatutos, padrões de conduta e a lei da Califórnia", afirmou a associação em comunicado nesta segunda.
Essa investigação pode fazer com que Smith seja, na pior das hipóteses, expulso da Academia ou que sofra algum tipo de suspensão da organização e de seus eventos, incluindo o Oscar do ano que vem. Não se comentou sobre a possibilidade de o ator perder o Oscar que ganhou na noite de domingo.
Embora Chris Rock tenha se recusado a registrar um boletim de ocorrência contra Smith, ele tem até seis meses para fazê-lo, caso queira. Segundo a imprensa americana, se Smith fosse acusado de agressão, poderia, na pena máxima, passar até seis meses na prisão, além de ter de arcar com uma multa de até US$ 100 mil.
Leia o pronunciamento de Will Smith:
A violência em todas as suas formas é venenosa e destrutiva. Meu comportamento no Oscar de ontem à noite foi inaceitável e imperdoável. Piadas às minhas custas fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica de Jada era demais para mim e reagi emocionalmente.
Eu gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris. Eu estava fora da linha e estava errado. Estou envergonhado e minhas ações não foram indicativas do homem que quero ser. Não há lugar para violência em um mundo de amor e bondade.
Também gostaria de pedir desculpas à Academia, aos produtores da cerimônia, a todos os participantes e a todos que assistem ao redor do mundo. Eu gostaria de me desculpar com a Família Williams e a Família King Richard. Lamento profundamente que meu comportamento tenha manchado o que tem sido uma jornada linda para todos nós.
Trabalho para melhorar
Sinceramente, Will