
Will Smith causou surpresa na cerimônia do Oscar 2022, ocorrida no domingo (27), ao subir no palco e dar um tapa no rosto de Chris Rock. A reação ocorreu após o humorista fazer uma piada sobre a cabeça raspada de Jada Pinkett Smith, esposa do ator, que sofre de alopecia, uma doença autoimune que causa perda de cabelo.
Esta, no entanto, não foi a primeira vez que Chris Rock provocou o casal. Em 2016, Will e Jada não compareceram ao Oscar em protesto pela falta de atores negros entre os indicados. Naquele ano, o humorista comandou o evento e zombou da situação logo em seu monólogo de abertura:
— Jada fazendo boicote ao Oscar é como eu fazendo boicote às calcinhas de Rihanna… não fui convidado.
Em outro momento, no mesmo evento, Rock brincou sobre o ator.
— Jada está brava porque Will não foi indicado por Um Homem Entre Gigantes. Entendi. Entendi. Ela disse que não é justo que Will tenha sido tão bom e não tenha sido indicado. Você está certa. Também não é justo que Will tenha recebido US$ 20 milhões por As Loucas Aventuras de James West, ok? — citou, mencionando o filme de 1999.
Mais recentemente, em 2018, Will Smith fez um post nas redes parabenizando Sheree Zampino, mãe de seu primeiro filho, pelo seu aniversário. Chris Rock comentou na postagem: "Uau! Você tem uma esposa muito compreensiva", em referência a Jada.
O episódio do Oscar 2022
O tapa ocorreu enquanto Rock apresentava uma categoria. Ele disse que mal podia esperar para ver Jada estrelar uma sequência de Até o Limite da Honra, em referência ao filme de 1997, no qual Demi Moore estrela com os cabelos raspados.
Smith inicialmente riu, mas depois subiu ao palco, deu um tapa em Chris Rock e voltou à plateia. Logo depois, ele exclamou:
— Deixe o nome da minha mulher fora da p**** da sua boca!
Na sequência, Jada e Denzel Washington conversaram com o ator e o acalmaram. Ambos trocaram palavras enquanto a apresentadora se ajoelhava diante do marido.
Depois, o ator mencionou o ocorrido ao receber o prêmio de melhor ator por sua performance em King Richard: Criando Campeãs.
— Estou recebendo um chamado em minha vida para amar as pessoas e para proteger as pessoas — disse Smith. — Quero pedir desculpas à Academia e a todos os meus colegas indicados. O amor faz a gente fazer coisas loucas.
No final, Smith enfatizou:
— Espero que a Academia me convide de volta.

