A musa da Gaviões da Fiel e ex-participante do reality show A Fazenda, Ana Paula Minerato, está no centro de uma polêmica após o vazamento de um suposto áudio com falas racistas. A gravação que circula nas redes sociais teria sido feita durante uma conversa privada da ex-panicat com o cantor KT Gomez, com quem teve um relacionamento. Além de ser desligada da escola de samba, ela foi demitida da Band FM.
No áudio, uma voz atribuída a Ana Paula faz comentários depreciativos sobre a cantora Ananda, do grupo Melanina Carioca. No áudio, ouve-se:
— A empregada, a do cabelo duro. Você gosta de cabelo duro, KT? Eu não sabia que você gosta de mina do cabelo duro.
KT tenta interromper a interlocutora dizendo "Sua fala é bem..." e é interrompido:
— Você gosta de cabelo duro? Você gosta de mina de cabelo duro, de neguinha? Por que aquilo ali é neguinha, né? Alguém ali, um pai ou mãe veio da África.
A autenticidade do áudio ainda não foi confirmada, mas o conteúdo já gerou indignação entre internautas. Ana Paula não se pronunciou publicamente sobre o caso. O cantor KT Gomez fez um breve pronunciamento no início da tarde desta segunda-feira (25) no Instagram.
— Primeiramente, eu quero dizer que eu sou contra o racismo e que eu repudio qualquer fala e atitude racista — disse ele em vídeo. — Peço desculpa a quem se sentiu ofendido com este fato.
Desligamento da Gaviões
No fim da manhã desta segunda-feira, a Gaviões da Fiel emitiu um comunicado informando o desligamento da musa de todas as atividades e representações ligadas à escola. O comunicado fala em "condutas incompatíveis com os valores e princípios" defendidos pela agremiação.
O enredo da Gaviões para 2025 é intitulado Irin Ajó Emi Ojisé (A Viagem do Espírito Mensageiro) e é assinado pelos carnavalescos Rayner Pereira e Júlio Poloni. Será a primeira vez que a escola levará para o Anhembi uma temática totalmente africana. No sambódromo, a escola apresentará os rituais com máscaras, um símbolo da diversidade das etnias presentes no continente africano.
Demissão da Band
Ainda na manhã desta segunda, Ana Paula foi despedida da Band FM, onde apresentava um programa diário desde 2018. Em nota, a rádio disse que "repudia veemente" as falas da apresentadora.
"A Band repudia veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou preconceito. As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora. Por esse motivo, a colaboradora foi desligada da empresa," informou a emissora no texto.
O que disse Ananda?
A cantora Ananda usou as suas redes para mandar recado à suposta agressora.
— Estava aqui de boa na praia, curtindo a minha vida, quando, de repente, deparo com esse absurdo, vindo de uma pessoa que... amiga, com todo o respeito, tu se acha tão bonita assim pra desmerecer a beleza de outras pessoas que são diferentes de você? Um pouco pretensiosa, não acha, não? — disse a cantora nos stories do Instagram.
A artista ainda deu a entender que vai tomar providências sobre o caso:
— Não tenho medo de você, não. Agora você vai ver o que arrumou. O buraco vai ser mais embaixo. E tu vai ter que aguentar. Não foi mulher para falar?
Quem é Ananda
Ananda integra o grupo Melanina Carioca, formado em 2009 na comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro. A cantora começou a carreira cantando em uma igreja. O primeiro hit dela, Quero Que Tu Vá, viralizou em 2018. O clipe da música acumula 95 milhões de visualizações no YouTube nos últimos seis anos.