Após anos atuando no espectro do cinema cult, o diretor neozelandês Taika Waititi ganhou Hollywood ao lançar Thor: Ragnarok (2017), sequência que reinventou uma das franquias mais cansativas da Marvel. O passo mais lógico para o neozelandês seria surfar na onda da fama e assumir algum blockbuster bilionário.
Mas Waititi decidiu percorrer um caminho incomum. Ele desengavetou Jojo Rabbit, sátira ambientada na Segunda Guerra Mundial sobre um menino alemão que fantasia sobre a doutrina nazista e imagina Adolf Hitler como seu herói e melhor amigo - até sua ideologia desmoronar quando encontra uma moça judia escondida em sua casa.
A história é baseada no livro O Céu que nos Oprime, da escritora também neozelandesa Christine Leunens, sugerido ao cineasta pela sua mãe, há 10 anos.
— Aprendi que devo ouvir mais minha mãe — brinca o bem-humorado Waititi em entrevista.
— Na época, estava lendo sobre a Guerra da Bósnia, algo que não dei bola quando aconteceu, porque eu era um adolescente desinformado e tudo parecia distante. Mas vi relatos de crianças testemunhando atrocidades e imaginei como seria crescer na Segunda Guerra.
Apesar do tom dramático da obra literária, o neozelandês fez uma adaptação para o cinema com os elementos cômicos comuns à sua filmografia. A principal delas é o Hitler bufão vivido por Waititi que só aparece para o pequeno Jojo, interpretado por Roman Griffin Davis.
— Nunca tive a intenção de interpretar esse papel — diz o cineasta e ator.
O problema é que o estúdio Fox Searchlight só compraria o filme sob a condição de o diretor assumir o papel do genocida mais famoso da história.
— Olhem para mim, não entro em nenhuma lista de atores arianos. Pensei que eles estavam entrando em liquidação e tentando destruir a empresa — brinca Waititi, filho de maori e neto de judeu.
"Ele (Hitler) não merece uma representação autêntica"
— A palavra perfeita para descrever a sensação de interpretar Hitler é vergonha — completa ele, que, durante as filmagens, fazia questão de usar boné e tirar o bigode falso quando ficava atrás das câmeras.
— Ficava envergonhado o tempo todo, de me vestir daquele jeito e parecer daquela maneira. Precisava me lembrar que não estava atuando como o Hitler de verdade.
O asco era tão grande que Waititi não se dignou nem mesmo a pesquisar sobre o líder nazista.
— Ele não merece uma representação autêntica. Não perderia meu tempo estudando aquele sujeito e suas nuances, porque ele não merece — explica o cineasta.
— O máximo que fiz foi colocar o bigodinho e o imaginei como se tivesse 10 anos, pois ele é fruto da mente de uma criança dessa idade. O papel ficou mais suportável assim.
O longa, que estreia no Brasil nesta quinta-feira (6), ganhou força com a aproximação do Oscar. Foi indicado em seis categorias, inclusive melhor filme, roteiro adaptado e atriz coadjuvante para Scarlett Johansson, que faz a mãe de Jojo, uma mulher alemã de visão contrária a do governo do seu país e que combate o nazismo na surdina - escondendo uma judia (Thomasin McKenzie) em sua casa.
A escolha do tom satírico - e até pastelão em determinados momentos - para retratar nazistas no último ano da Segunda Guerra Mundial não passou incólume. Na Alemanha, o longa enfrentou a resistência dos críticos, que não aceitam que o assunto seja tratado como comédia.
Nos Estados Unidos, a revista The New Yorker disse que a proposta do filme "é um tiro no próprio pé", enquanto a crítica Gabriella Geisinger, do Digital Spy, diz que, como neta de judeus, se sentiu "doente" já nos primeiros minutos.
É triste precisar fazer esse filme para lembrar de como Hitler era insano
TAIKA WAITITI
Diretor de "Jojo Rabbit"
A preocupação é justificada. Apesar de a mensagem de amor e inclusão de Jojo Rabbit ser bem clara para quem for o cinema e já ter sido usada por comediantes como Charles Chaplin (O Grande Ditador) e Mel Brooks (Primavera para Hitler), todas as semanas pipocam casos de exaltação ao nazismo, xenofobia e preconceito racial em diversos países do mundo - inclusive no Brasil. Taika Waititi não está alheio a isso.
— É triste precisar fazer esse filme para lembrar de como Hitler era insano — diz o diretor.
— 80 anos se passaram desde o início da Segunda Guerra e permitimos que fascistas e racistas falem o que quiserem e organizem marchas. Acredito que é um momento bom para o filme existir. Precisamos lembrar o tempo todo que não podemos deixar essa merda acontecer novamente.