
Proprietário da Livraria Bamboletras, em Porto Alegre, Milton Ribeiro anunciou nesta segunda-feira (5) a estreia de um projeto cultural: o Bambofilmes. O primeiro filme a ser exibido será o clássico Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard, 1950), de Billy Wilder.
A sessão será no dia 12 de maio, às 19h30min, na própria Bamboletras, que fica na Avenida Venâncio Aires, 113. Milton avisa que "há estacionamento gratuito na garagem do número 133, ao lado do Banrisul". O preço do ingresso? "Sugerimos a aquisição de um livro a sua escolha", ele informa, acrescentando que um bate-papo depois da exibição sempre é bem-vindo.
Crepúsculo dos Deuses é uma das grandes heranças deixadas por Billy Wilder (1906-2002), diretor também de Pacto de Sangue (1944), A Montanha dos Sete Abutres (1951), O Pecado Mora ao Lado (1955), Quanto Mais Quente Melhor (1959) e Se meu Apartamento Falasse (1960). É também um dos filmes essenciais sobre Hollywood.
Foi indicado em 11 categorias do Oscar, incluindo melhor filme, direção, ator (William Holden), atriz (Gloria Swanson), ator coadjuvante (Erich von Stroheim) e atriz coadjuvante (Nancy Olson). Ganhou somente os prêmios de roteiro, direção de arte em preto e branco e trilha sonora.
Trata-se de um drama sombrio e sarcástico sobre uma veterana estrela do cinema mudo, Norma Desmond, que contrata um jovem roteirista para ajudá-la a reconquistar o reinado. O elenco inclui Cecil B. DeMille, Buster Keaton e Hedda Hopper vivendo seus próprios papéis.

Para muitos críticos, Crepúsculo dos Deuses é o mais cruel retrato dos bastidores da indústria cinematográfica. Assim escreveu Roger Lerina em Zero Hora quando Wilder morreu, aos 95 anos, em 2002: "O sistema de estrelas que movimentou a fábrica de sonhos hollywoodiana até meados dos anos 1950 é mostrado em seus estertores: atores e cineastas da velha guarda colocados de lado, roteiros originais trocados por fórmulas de sucesso, vulgaridade no lugar de bom gosto, pipoca em vez de cinefilia. Tudo isso narrado retrospectivamente por um roteirista morto, boiando na piscina de uma mansão decadente de Sunset Boulevard".
É assinante mas ainda não recebe minha carta semanal exclusiva? Clique aqui e se inscreva na newsletter.
Já conhece o canal da coluna no WhatsApp? Clique aqui: gzh.rs/CanalTiciano