Com algumas novidades entre seus participantes, a 91ª cerimônia do Oscar ocorrerá neste domingo (24), a partir das 22h (horário de Brasília), no Teatro Dolby, em Los Angeles. Na premiação deste ano, Roma e A Favorita são os filmes que concorrem em mais categorias –ambos em 10. Em seguida, vem Nasce Uma Estrela e Vice, com oito indicações cada.
O bem sucedido filme de herói da Marvel, Pantera Negra, foi sucesso de bilheteria em 2018 e foi reconhecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (organizadora do Oscar) com sete indicações.
Com cinco indicações, Green Book – O Guia era apontado com um dos principais postulantes na categoria de Melhor Filme. No entanto, os realizadores da comédia dramática se envolveram em uma série de polêmicas: um tweet de Nick Vallelonga, roteirista do filme, em que criticava muçulmanos foi trazido à tona. Vários jornais publicaram que o diretor Peter Farrelly tinha o hábito de mostrar o pênis de brincadeira em 1998, no set de Quem Vai Ficar com Mary?, inclusive para a atriz Cameron Diaz. Já o protagonista Viggo Mortensen foi acusado de racismo por usar um termo ofensivo para se referir a um negro.
Quem também tem cinco indicações é Bohemian Rhapsody, cinebiografia da banda Queen. Rami Malek, que vive o vocalista Freddie Mercury no filme, está bem cotado para a categoria de Melhor Ator.
De qualquer maneira, entre os indicados da premiação deste ano, houve algumas quebras de paradigmas. Tem diretor renomado que concorre pela primeira vez, longa-metragem de super-herói e produção da Netflix na disputa de Melhor Filme, a primeira indígena indicada a Melhor Atriz, entre outras novidades. A seguir, veja o que há de novo no Oscar deste ano.
AS MARCAS DE ROMA
Dirigido por Alfonso Cuáron, Roma é a primeira produção da Netflix que concorre à categoria de Melhor Filme. O drama mexicano recebeu 10 indicações, sendo a produção estrangeira com mais nomeações na história do Oscar ao lado de O Tigre e o Dragão, que disputou a cerimônia de 2001.
Roma é o primeiro longa-metragem de língua espanhola indicado a Melhor Filme. Também é a décima produção de língua não-inglesa a disputar a categoria mais importante da premiação, conforme comunicado da Academia, embora algumas publicações internacionais apontem que Roma seja a 11ª, levando em conta Babel (2006), que concorreu em 2007 e possuía diferentes línguas – incluindo a inglesa.
Além de Roma, apenas outras quatro produções foram indicados a Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro: Z (1969), A Vida é Bela (1998), Tigre e o Dragão (2000) e Amor (2012). Contudo, nenhum longa do quarteto venceu como Melhor Filme, mas todas faturaram a estatueta de Estrangeiro. Portanto, o drama de Cuarón poderá quebrar este tabu.
Em seu primeiro papel, Yalitza Aparicio, que vive Cleo em Roma, é a primeira indígena indicada a Melhor Atriz, além de ser a segunda mexicana – Salma Hayek concorreu em 2002 por Frida.
Roma pode aumentar o número de estatuetas do México: o país tem 24 Oscar, incluindo Diretor, Ator, Atriz e Documentário, e categorias técnicas como Fotografia, Direção de Arte, Montagem e Maquiagem. Porém, nunca venceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
INVASÃO ESTRANGEIRA
Indicado como produtor, diretor, roteirista e fotógrafo, Cuarón igualou o recorde de quatro indicações individuais em uma mesma edição do Oscar de Orson Welles, por Cidadão Kane (1942), Warren Beatty – por O Céu Pode Esperar (1978) e Reds (1981) –, Joel Coen e Ethan Coen, por Onde os Fracos Não Têm Vez (2007), e Alan Menken, por A Bela e a Fera (1991).
Além do mexicano, mais dois cineastas estrangeiros disputam a categoria de Melhor Diretor: o polonês Pawel Pawlikowski (Guerra Fria) e o grego Yorgos Lanthimos (A Favorita, co-produção entre Estados Unidos, Reino Unido e Irlanda).
Por conta de Roma e Guerra Fria, é a primeira vez em mais de três décadas que duas produções estrangeiras integram a categoria de Melhor Diretor. Também é a primeira vez que dois cineastas (Cuarón e Pawlikowski) que concorrem em Melhor Filme Estrangeiro também disputam como diretores. Ainda, é a primeira vez desde que a Academia eliminou a categoria preto e branco, em 1967, que dois filmes no formato são indicados em uma mesma categoria.
SUPER-HERÓI PIONEIRO
Segunda maior bilheteria mundial de 2018 e nona da história, com mais de US$ 1,3 bilhão arrecadado, Pantera Negra se sagrou como o primeiro filme de super-herói indicado na categoria de Melhor Filme. Quem fez parte dessa produção foi Hannah Beachler, primeira mulher negra a ser indicada à categoria de Direção de Arte. Hannah já colaborou com o diretor de Pantera Negra, Ryan Coogler, em Creed – Nascido para Lutar e trabalhou no premiado Moonlight: Sob a Luz do Luar e no clipe de Lemonade, da Beyoncé.
Também de Pantera Negra, a figurinista Ruth E. Carter pode se tornar a primeira mulher negra a vencer na categoria de Melhor Figurino. Ela já foi indicada anteriormente por Malcolm X (1992) e Amistad (1997). No entanto, ela tem a forte concorrência de Sandy Powell, que concorre por O Retorno de Mary Poppins e A Favorita, vencedora da estatueta em três ocasiões.
ESTREANTES
- Pela primeira vez, o renomado cineasta Spike Lee concorre nas categorias de Melhor Direção e Melhor Filme por Infiltrado na Klan. No entanto, é apenas o sexto artista negro a ser indicado à corrida de Melhor Direção. Em 2006, ele ganhou um Oscar Honorário e na ocasião criticou a quantidade de negros concorrendo ao prêmio.
- Roteirista veterano Paul Schrader, que escreveu Taxi Driver e Touro Indomável, recebeu sua primeira indicação ao Oscar aos 72 anos por No Coração da Escuridão, na categoria de Roteiro Original.
- Peter Ramsey, responsável por Homem-Aranha: No Aranhaverso, é o primeiro diretor negro concorrendo na categoria de Melhor Animação
- Aos 74 anos, Sam Elliott (Nasce Uma Estrela) recebeu sua primeira indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Ator Coadjuvante.
- Além de Sam Elliott, outras atores e atrizes estreantes na premiação: Yalitza Aparicio, Olivia Colman, Marina de Tavira, Adam Driver, Richard E. Grant, Regina King e Rami Malek.
O QUE NÃO HÁ DE TÃO NOVO
- Entre os atores e atrizes concorrentes, há quem já recebeu sua estatueta: Mahershala Ali, Christian Bale, Sam Rockwell, Emma Stone e Rachel Weisz.
- Mahershala Ali pode se tornar o segundo negro na história da premiação com dois Oscar (o outro é Denzel Washington).
- Mesmo com o movimento #MeToo, nenhuma mulher foi indicada ao Oscar de direção. Na categoria de Filme Estrangeiro, Nadine Labaki concorre com Cafarnaum.
- Lady Gaga (Nasce uma Estrela) é a segunda cantora na história a garantir uma indicação como atriz e canção no mesmo ano. Ano passado, Mary J. Blige foi nomeada às categorias de Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Canção Original por Mudbound.
- Pode ser a chance de Glenn Close deslanchar: protagonista de A Esposa, ela é a atriz com maior número de indicações sem vitória – sete vezes.
O QUE SE SABE E SE ESPECULA SOBRE A CERIMÔNIA
- A princípio, não haverá apresentador. Inicialmente, a cerimônia seria conduzida pelo comediante Kevin Hart, mas ele foi retirado da apresentação após a descoberta de tweets ofensivos. A premiação não terá um apresentador. Será a primeira vez em 30 anos que isso acontece.
- Por outro lado, o jornal britânico The Guardian levantou a hipótese de que a atriz Whoopi Goldberg poderia apresentar a cerimônia.
- A Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, que promove o Oscar, recuou após a controversa decisão de excluir quatro categorias do prêmio da transmissão pela TV - elas seriam exibidas durante os intervalos comerciais. As categorias que seriam cortadas eram Fotografia, Montagem, Curta-Metragem e Maquiagem. A ideia era diminuir a duração da cerimônia para três horas.
- Com o recuo, a premiação volta ao formato tradicional - e aos mais de 180 minutos de duração.
- Outra decisão controversa da Academia, depois abandonada, foi a de incluir a categoria de Melhor Filme Popular.
- Composta por dois membros originais – o guitarrista Brian May e o baterista Roger Taylor –, o Queen se apresentará na cerimônia. No vocal, substituindo o astro Freddie Mercury, está o vocalista Adam Lambert.
- Segundo informações da Reuters, entre os nomes que devem subir ao palco da premiação estão Bette Midler, Jennifer Hudson, Jennifer Lopez, Daniel Craig, Chadwick Boseman, Tina Fey e Amy Poehler, Pharrell Williams e a tenista Serena Williams.
- De acordo com o The Sun, a atriz Barbra Streisand deve participar de uma esquete no palco juntamente com Lady Gaga. Barbra foi a protagonista na versão de Nasce Uma Estrela de 1976.
COMO VER
- A RBS TV irá iniciar a transmissão logo após o programa Big Brother Brasil 19, com alguns prêmios já entregues. A apresentação será de Maria Beltrão, com comentários do jornalista Artur Xexéo e da atriz Dira Paes.
- Pela TV paga, a TNT começa a exibir o tapete vermelho às 21h, com Carol Ribeiro e Hugo Gloss. A apresentação da cerimônia será de Bruna Thedy e os comentários de Michel Arouca.
- O canal pago E! inicia a transmissão do tapete vermelho a partir das 19h.
- Também será possível acompanhar a premiação ao vivo no próprio site do Oscar.
Confira os indicados ao Oscar 2019
Melhor filme
- Pantera Negra
- Infiltrado na Klan
- Bohemian Rhapsody
- A Favorita
- Green Boook - O Guia
- Roma
- Nasce Uma Estrela
- Vice
Melhor filme estrangeiro
- Capernaum (Líbano)
- Guerra Fria (Polônia)
- Never Look Away (Alemanha)
- Roma (México)
- Assunto de Família (Japão)
Melhor diretor
- Spike Lee, de Infiltrado na Klan
- Pawel Pawlikowski, de Guerra Fria
- Yorgos Lathimos, de A Favorita
- Alfonso Cuarón, de Roma
- Adam McKay, de Vice
Melhor atriz
- Yalitza Aparicio, de Roma
- Glenn Close, de A Esposa
- Olivia Colman, de A Favorita
- Lady Gaga, de Nasce uma Estrela
- Melissa McCarthy, de Poderia me Perdoar?
Melhor ator
- Christian Bale, de Vice
- Bradley Cooper, de Nasce uma Estrela
- Rami Malek, de Bohemian Rhapsody
- Viggo Mortensen, de Green Book - O Guia
- Willem Dafoe, de No Portal da Eternidade
Melhor atriz coadjuvante
- Rachel Weisz, de A Favorita
- Emma Stone, de A Favorita
- Marina DeTavira, de Roma
- Regina King, de Se a Rua Beale Falasse
- Amy Adams, Vice
Melhor ator coadjuvante
- Mahershala Ali, de Green Book: o Guia
- Sam Rockwell, de Vice
- Adam Driver, de Infiltrado na Klan
- Sam Elliot, de Nasce uma Estrela
- Richard E. Grant, de Poderia me Perdoar?
Melhor fotografia
- Guerra Fria
- Never Look Away
- Nasce Uma Estrela
- A Favorita
- Roma
Melhor roteiro original
- A Favorita
- Green Book
- Roma
- Vice
- First Reformed
Melhor roteiro adaptado
- Nasce Uma Estrela
- Se a Rua Beale Falasse
- A Balada de Buster Scruggs
- Infiltrado na Klan
- Poderia me Pedoar?
Melhor canção original
- All of The Stars, de Pantera Negra
- The Place Where the Lost Things Go, de O Retorno de Mary Poppins
- Shallow, de Nasce uma Estrela
- I'll Flight, de RBG
- When a Cowboy Trade..., de A Balada de Buster Scrugss
Melhor efeito visual
- Vingadores: Guerra Infinita
- Christopher Robin
- O Primeiro Homem
- Jogador Nº 1
- Han Solo
Melhor figurino
- Duas Rainhas
- Pantera Negra
- A Balada de Buster Scruggs
- A Favorita
- O Retorno de Mary Poppins
Melhor cabelo e maquiagem
- Border
- Mary Queen of Scots
- Vice
Melhor trilha-sonora
- Nicholas Britell, por Se a Rua Beale Falasse
- Alexandre Desplat, por Ilha de Cachorros
- Ludwig Göransson, por Pantera Negra
- Marc Shaiman, por O Retorno de Mary Poppins
- Infiltrado na Klan
Melhor documentário
- Free Solo
- Hale County This Morning, This Evening
- Minding the Gap
- Of Fathers and Sons
- RBG
Melhor documentário em curta-metragem
- Black Sheep
- End Game
- Lifeboat
- A Night at the Garden
- Period
Melhor curta-metragem
- Detainment
- Fauve
- Marguerite
- Mother
- Skin
Melhor animação
- Os Incríveis 2
- Ilha de Cachorros
- Mirai
- WiFi Ralph
- Homem-Aranha no Aranhaverso
Melhor curta de animação
- Animal Behaviour
- Bao
- Late Afternoon
- One Small Step
- Weekends
Melhor edição
- Infiltrado na Klan
- Bohemian Rhapsody
- A Favorita
- Vice
Melhor edição de som
- Pantera Negra
- Um Lugar Silencioso
- Primeiro Homem
- Roma
- Bohemian Rhapsody
Melhor mixagem de som
- Primeiro Homem
- Nasce Uma Estrela
- Roma
- Bohemian Rhapsody
- Pantera Negra
Melhor design de produção
- Pantera Negra
- Primeiro Homem
- Roma
- A Favorita
- O Retorno de Mary Poppins