O Clube Comercial de Pelotas está proibido de vender suas obras de arte sem prévia autorização da Justiça. A instituição, que atravessa um período de crise financeira, tem no acervo valiosos quadros do renomado pintor italiano Aldo Locatelli, além de obras do artista pelotense Leopoldo Gotuzzo.
Atendendo a uma solicitação do Ministério Público (MPRS), a decisão de segunda-feira (24) determina que o clube entregue ao Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo todo o acervo para ficar sob os cuidados da instituição, que é vinculada à Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A preservação e gestão das obras ficarão sob os cuidados da universidade e a retirada de qualquer peça do acervo só poderá ocorrer mediante autorização judicial.
A motivação para a determinação judicial foi a recente venda da tela O Ancião, pintada por Leopoldo Gotuzzo em 1943, sem a aprovação do conselho do clube. Há informações de que outras obras estariam sendo vendidas ou oferecidas a colecionadores e galeristas. O MPRS pediu explicações, mas a associação se recusou a prestar esclarecimentos.
Como consequência, a direção do Clube Comercial foi intimada a revelar o nome do comprador e o paradeiro da obra, além de fornecer informações sobre os valores envolvidos na transação. Se descumprir a decisão, a agremiação fica sujeita a multa diária de R$ 1 mil.
GZH tentou entrar em contato com a diretoria do Clube Comercial, mas não obteve retorno. Não foi divulgado o número de obras presentes no acervo da associação.