O Ministério do Turismo italiano acreditou que tinha uma maneira infalível de trazer viajantes para o país: transformar um ícone da arte do século 15 em uma influenciadora digital do século 21.
A representação digital de Vênus, deusa do amor, baseada na obra-prima renascentista de Sandro Botticelli, O Nascimento de Vênus, pode ser vista comendo pizza e tirando selfies para seu perfil no Instagram. Ao contrário da original, esta Vênus está totalmente vestida. A influenciadora afirma ter 30 anos, ou ser "talvez um pouquinho (mais velha) do que isso".
Mas a nova campanha publicitária está enfrentando uma reação negativa significativa, com os críticos chamando-a de "nova Barbie" que destrói a herança cultural da Itália.
A campanha turística "banaliza nossa herança da maneira mais vulgar, transformando a Vênus de Botticelli em mais uma beleza feminina estereotipada", disse Livia Garomersini, historiadora de arte e ativista da Mi Riconosci, uma organização de campanha de arte e patrimônio, em resposta ao projeto no mês passado.
Nos comentários das postagens do perfil, italianos e estrangeiros manifestam sua reprovação pela ideia, chamando a iniciativa de cringe, afirmando que Botticelli deve estar se revirando no túmulo e questionando o bom gosto e execução das montagens, assim como o orçamento usado para a campanha.
Meme
A campanha, com duração de um ano, foi produzida pela agência nacional de turismo Enit e pelo grupo publicitário Armando Testa, e está orçada em 9 milhões de euros, segundo a CEO da Enit, Ivana Jelinic.
Jelinic disse que a campanha foi pensada para mercados estrangeiros, para atrair turistas mais jovens. Mas a nova Vênus já foi impiedosamente transformada em meme, aparecendo entre latas de lixo, ao lado do chefe da máfia Matteo Messina Denaro, e em outros lugares nada respeitosos.