Os filmes de ficção científica frequentemente falham em suas previsões de futuro, mas sempre acabam falando muito sobre o presente. Esses futuros imaginados são abordados com frequência pela artista visual gaúcha Romy Pocztaruk, cuja obra tem obtido reconhecimento de eventos como a Bienal de São Paulo e agora ganha o respaldo de um dos espaços culturais mais importantes de Porto Alegre, o Instituto Ling, com a exposição individual Antes do Azul.
Para receber a mostra, a galeria do instituto vai ser transformada em uma sala de cinema, ganhando cadeiras e uma cortina de veludo azul. A principal obra é um curta-metragem que será rodado durante todo o período de visitação. Segundo Romy, o ambiente será decorado de modo a criar "uma atmosfera que mistura diversos tempos, como no próprio filme". Marcada para esta terça-feira, às 19h, a vernissagem será, portanto, o lançamento do filme seguido de uma conversa aberta com Romy e os demais nomes da equipe, como o escritor Daniel Galera, o compositor Caio Amon e a cantora e atriz Valéria, que protagoniza o curta.
Criado especialmente para a exposição, o filme experimental Antes do Azul tem 13 minutos e traz referências tanto das artes visuais quanto do cinema – de Bill Viola a David Lynch – misturando ficção e crítica social ao Brasil de hoje. Romy comenta a proposta:
– Antes do Azul é um trabalho sobre um futuro assustador que ecoa no presente, assim com o momento em que vivemos hoje no Brasil e no mundo. É um sintoma de um estado de alerta, no qual a personagem da Valéria sobreviveu a um desastre anunciado.
Romy também explica a importância de ter convidado Valéria (ex-Valéria Huston), artista negra e trans:
– Na sociedade em que vivemos, que quer separar e não agregar, acredito que trazer à tona questões de identidade de gênero, preconceito e violência é de extrema importância. E os trabalhos de arte são um veículo através do qual essas questões podem ser abordadas na sociedade. Por isso a escolha da Valéria como protagonista é de extrema importância no trabalho, na diversidade ela carrega a semente do futuro, o único futuro possível.
Antes do Azul
- De Romy Pocztaruk
- Curadoria de Gabriela Motta
- Abertura: terça-feira (12/11), às 19h, com conversa aberta ao público com a artista Romy Pocztaruk, a curadora Gabriela Motta, a cantora e atriz Valéria e demais envolvidos no filme: Daniel Galera, Larissa Ely, Lívia Pasqual, Caio Amon, Matheus Heinz e Leonardo Michelon.
- Galeria do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440)
- Visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h30min às 22h e sábados, das 10h30min às 20h, a partir de hoje até 21 de março.
- Entrada franca.