Como é construída a história? Quais narrativas perduram e quais fatos são esquecidos ou ocultados? As novas obras de Marina Camargo surgiram de questionamentos como esses. Batizada de Antes, e Ainda Agora, a mostra individual da artista maceioense que mora entre Porto Alegre e Berlim está em cartaz no Centro Cultural ESPM-Sul.
Para refletir sobre essa ideia de história feita de fatos encobertos e destacados, Marina trabalha com mapas, atlas e fotografias, apagando e cobrindo porções deles. Em Uma História das Cidades, a artista recorta cartões-postais; em Notas Sobre a História Universal, pinta as páginas de um atlas sobre as civilizações do mundo; em Black-Panorama, a silhueta das montanhas é parcialmente escondida por placas pretas.
Marina explica por que as paisagens são recorrentes nas obras:
– Os lugares acabam sendo "contaminados" por suas histórias, ou seja, os fatos históricos podem alterar a percepção de uma paisagem. Esse é o caso das montanhas dos Alpes: é um cenário idílico, mas, ao mesmo tempo, é uma paisagem carregada de história; é a representação máxima do Romantismo Alemão (que considerava a volta à natureza uma resposta ao desenvolvimento industrial no século 19) e também a paisagem idealizada e representativa de uma nação alemã durante o nazismo.
A exposição conta ainda com dois vídeos: Beckton Alps nasceu da pesquisa de Marina sobre uma montanha artificial situada em Londres e Brasil.Extrativismo registra o esforço de uma mão apagando o mapa do país. O nome da mostra, Antes, e Ainda Agora, ajuda a costurar as ideias das obras, como explica Marina:
– A história é uma narrativa construída por vários discursos, que são carregados de encobrimentos, recortes, fatos esquecidos. Mas a contínua atualização desses discursos ("ainda agora") altera a leitura do passado (antes).
Antes, e Ainda Agora
- De Marina Camargo
- Curadoria de Paulo Miyada
- Espaço Cultural ESPM-Sul (Rua Guilherme Schell, 268).
- Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e sábado, das 9h às 15h. Até 14 de novembro. Entrada franca.
- Em 10 de novembro, às 11h, haverá encontro da artista como público.