Exposição mais polêmica dos últimos tempos, Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira será reaberta no Rio de Janeiro, quase um ano após o seu fechamento prematuro, pelo Santander Cultural, em Porto Alegre. A data de inauguração foi confirmada para 18 de agosto por Fabio Szwarcwald, diretor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, local que receberá a mostra durante um mês. Segundo ele, a ocasião será uma grande celebração.
A nova edição da mostra terá 223 obras, número inferior ao da montagem gaúcha, com 263 trabalhos, porém quase todos os artistas estarão representados, incluindo aqueles que foram especialmente atacados nas redes sociais.
– Todo mundo concordou em emprestar as obras. Agora estamos na fase de montagem de um programa de 11 dias de fórum de debates. Queremos abrir o diálogo e trazer rabino, padre, advogados, representantes de movimentos afrodescentes – explica o diretor da instituição, reforçando a vontade de levar a discussão para além do campo da arte.