Uma das instituições de ensino mais tradicionais do sul do país, o Colégio Marista Rosário, completou 120 anos na quarta-feira (7). Cerca de 75 mil estudantes já passaram pela escola desde a sua fundação, em 7 de fevereiro de 1904. Hoje, é o segundo maior colégio privado do Rio Grande do Sul e um dos principais da rede Marista Brasil, que reúne 98 unidades em 20 Estados brasileiros e no Distrito Federal. O Rosário foi criado por religiosos da Congregação Marista recém-chegados da França a Porto Alegre.
A princípio, eles ocuparam duas salas em cima da sacristia da Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Rua Vigário José Inácio, no centro da Capital. Ali, teve início a escola, atendendo, em um primeiro momento, cerca de 45 meninos da paróquia que não tinham acesso à educação. Com a chegada de novos alunos, em 1908, as aulas foram transferidas para um prédio na Rua Riachuelo e, cinco anos depois, para um edifício situado atrás da Catedral Metropolitana, na área administrativa da Arquidiocese. Em 1927, o Rosário se estabeleceu na Avenida Independência.
Da época dos bondes que subiam a nobre via, repleta de casarões, à nova configuração, com prédios residenciais e comerciais e intenso fluxo de veículos, o Rosário permanece no local até hoje, com seu prédio histórico, ao lado da Praça Dom Sebastião. Atualmente, conta com três estruturas prediais entre a Avenida Independência, a Rua Irmão José Otão e a Avenida Osvaldo Aranha, atendendo quase 3 mil alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
– O Rosário foi se transformando conforme as necessidades de cada época. Começou pequeno e, com o passar do tempo, passou a oferecer cada vez mais formações em diferentes níveis de ensino. E é esse o olhar que temos para o futuro: manter a tradição, inovando e buscando desenvolver, da melhor forma, nossos estudantes, preparando-os para o mundo – afirma o diretor Odilmar Fachi.
Nem todos sabem que o Rosário foi o embrião da PUCRS. Atendendo a pedidos dos próprios estudantes por uma sequência na formação acadêmica, quando o Ensino Superior ainda era incipiente no Brasil, o curso superior de Administração e Finanças foi criado dentro do colégio, em 1931. Essa foi a origem da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas da PUCRS, reconhecida em 1934. Na época, para registro enquanto universidade, era necessária a oferta de pelo menos quatro faculdades. Assim, em 1940, foram instituídos os cursos de Filosofia, Ciências e Letras. Cinco anos depois, surgiu a Escola de Serviço Social e, em 1947, a Escola de Direito. Os cursos permaneceram no espaço rosariense até 1967, quando a PUCRS foi transferida para o campus da Avenida Ipiranga.