A Gibiteca da Biblioteca Pública do Estado (BPE), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), promove, neste final de semana, das 13h às 19h, a 4ª Feira Gibizeira, com exposição, oficinas, bate-papos e venda de HQs no prédio da BPE (Rua Riachuelo, número 1.190, em Porto Alegre). A curadoria é de Guilherme “Smee” Miorando, pesquisador de quadrinhos e incentivador da Gibiteca.
Os destaques desta edição são as homenagens a Sampaulo (criador do personagem Sofrenildo) e a Paula Mastroberti (quadrinista e professora acadêmica). Além disso, a Gibiteca BPE estará distribuindo gratuitamente para o público, como de costume, uma publicação especial sobre o evento, com tiragem limitada, enquanto durar o estoque. Toda a programação é gratuita.
Segundo Guilherme Smee, “a Gibizeira é uma feira de quadrinhos e humor gráfico que pretende destacar a produção de HQs do Rio Grande do Sul e que a cada edição atrai mais participantes do público em geral, o qual toma conhecimento dessa enorme e diversa produção de economia criativa”. O evento conta com o apoio das editoras Brasa, Skript, Tábula e Lote 42.
A Gibiteca BPE foi criada pela Biblioteca Pública do RS em novembro de 2021, com o objetivo de oferecer aos jovens e adultos o acesso à leitura de quadrinhos. A iniciativa vem crescendo e conquistando espaço na instituição e na preferência dos leitores – com consultas diárias e eventos mensais envolvendo quadrinistas, editores, desenhistas e profissionais de áreas afins, para discutir assuntos que envolvem a cultura pop e o mercado de trabalho. Com o crescimento da Gibiteca, pelas mãos do ilustrador e quadrinista Thiago Krening foi criada uma mascote para aproximar o público leitor de quadrinhos (que recebeu o nome de Teca).
A instituição oferece um acervo de mais de 8 mil itens. As revistas em quadrinhos ficam à disposição dos leitores apenas para consulta no local da Gibiteca, no primeiro piso da BPE. O acervo é composto de mangás, quadrinhos de super-heróis – na maioria Marvel e DC Comics – em coleções e números avulsos, séries mensais, especiais, graphic novels, materiais em capa dura, gaúchos, nacionais e estrangeiros.
Guilherme “Smee” Sfredo Miorando é gaúcho, de Erechim, formado em Publicidade e Propaganda, e especialista tanto em imagem publicitária como em histórias em quadrinhos. Escreve roteiros de quadrinhos profissionalmente desde 2013. Entre seus trabalhos publicados e indicados a prêmios estão Fuga, D.I.V.A.S. Brasileiras e Mandinga!. Também indicada a prêmios, sua autobiografia em quadrinhos, Só os Inteligentes Podem Ver, é resultado do seu mestrado em Memória Social e Bens Culturais. Seu trabalho mais recente é a HQ do super-herói LGBTQIA+ brasileiro Boy Magya Contra o Monstro do Armário. Atualmente é doutorando em Ciências da Comunicação.
A programação da 4ª Feira Gibizeira
Painéis
Sábado
- 13h30min – “Quadrinhos na escola”, com Christian David e Pedro Leite. Mediação de André Alves;
- 14h45min – “Da Brasa ao braseiro: autores gaúchos da editora Brasa”, com Fabiane Langona e Pablito Aguiar. Mediação de Lobo;
- 16h – “Causos do Rio Grande do Sul em quadrinhos”, com Clayton Cardoso, Érico Noronha, Wender Zanon, Douglas Dias e Amanda Machado. Mediação de Jerri Dias;
- 17h15min – “Quadrinhos com temática boys love”, com Thayse Fortes, Bunda, J. R. Weingartner Jr., Adri A. Mediação de Victoria Perfeito.
Domingo
- 13h30min – “Jornal, reportagem e quadrinhos”, com a equipe do Jornal O Grifo e Augusto Paim. Mediação de Marcelo Costa;
- 14h45min – “V de Vingança e os reflexos do autoritarismo na sociedade atual”, com João Lucas Gutkoski, Carlos André Moreira. Mediação de Vinicius 2quadrinhos;
- 16h – “Como lidar com o machismo estrutural fazendo quadrinhos no Rio Grande do Sul?”, com Ana Luiza Koehler, Cris Peter, Samanta Floor, Bruna Müller e Giordana Dal Castel. Mediação de Paula Mastroberti;
- 18h - Homenagem a Sampaulo e Paula Mastroberti. Mediação de Vinicius Rodrigues.
Oficinas
Sábado
- 14h – Oficina de “Tirinhas para iniciantes”, com Márcio Cabreira;
- 17h – Oficina “Criação de personagens”, com João Lucas Gutkoski;
Domingo
- 14h - “Pensando um quadrinho em alto contraste: da composição à arte-final”, com Luan Zuchi;
- 17h – “Luz e sombra”, com Diego Moreira.
As vagas das oficinas serão preenchidas por ordem de chegada e de acordo com a disponibilidade de lugares. As oficinas são gratuitas.