Em 1887, Franz Neugebauer desembarcou em Porto Alegre. Ele trouxe na bagagem a experiência fundamental para a fabricação de doces e o sonho de desenvolver seu próprio negócio. Franz era o que se chamava de imigrante espontâneo – sem nenhum tipo de incentivo governamental – em busca de horizontes no comércio e na indústria. A decisão de trocar a Alemanha pelo Brasil carimbou o nome Neugebauer na história do nosso país, fazendo com que se tornasse sinônimo de chocolate. Gerações de brasileiros, principalmente gaúchos, têm essa marca em sua genética cultural.
Em 17 de setembro de 1891, Franz, junto de seu irmão, Max Neugebauer, e do sócio Fritz Gerhardt, fundou, na Capital, a primeira fábrica de chocolates do Brasil: a Neugebauer Irmãos & Gerhardt. Iniciaram a operação com a produção de doces para, depois, importar da Europa a receita e os segredos do verdadeiro chocolate. Desde o princípio, a empresa primou pela qualidade de seus produtos. A fórmula singular do chocolate Neugebauer logo fez sucesso: cremoso, macio e que derrete na boca. Foram anos de prosperidade e crescimento da fábrica, tanto na linha de produtos quanto na distribuição, tornando a marca uma referência em chocolates no Rio Grande do Sul.
No início do século 20, com o pleno êxito dos negócios, a fábrica já não comportava o aumento das vendas; era preciso crescer. Então, em 1903, os sócios adquiriram um novo terreno, no bairro Navegantes, onde, um ano mais tarde, seria inaugurado o prédio que acompanharia a história da empresa. Nas novas instalações, ampliaram a área industrial e abriram a primeira loja de produtos.
Por volta de 1913, o caixeiro viajante Friedrich Walter Meier, tendo Pelotas como base, começou a distribuir os produtos na região sul do Estado, dando início a um ciclo virtuoso de aumento da presença da marca para a comunidade gaúcha.
Em 2010, o Grupo Vonpar, então engarrafador de Coca-Cola para Rio Grande do Sul e Santa Catarina, diversificou seus negócios comprando a Neugebauer. Criou-se, assim, a Vonpar Alimentos S/A, transformando-a numa divisão de alimentos que englobava as empresas Mu-Mu Alimentos (produtos lácteos e doces) e Wallerius (balas, chicles e pirulitos).
Em 2013, uma nova fábrica foi inaugurada, no município de Arroio do Meio, unificando, em uma mesma planta, a produção de chocolates, candies e doce de leite. Para a nova instalação, foram adquiridas as mais eficientes tecnologias de fabricação e embalagens do mercado mundial. Equipamentos da Suíça, Áustria, Alemanha e Itália garantem um padrão de qualidade internacional aos tradicionais chocolates Neugebauer. Atualmente, a Neugebauer está presente em todos os continentes com suas marcas consagradas, como 1891, Amor Carioca, Bib’s, Refeição, Stikadinho e Mu-Mu.
A empresa, que hoje pertence à família Vontobel, completa, nesta quinta-feira, 129 anos de existência, com sólida presença no mercado de chocolates gaúcho, sendo a terceira marca mais consumida no Rio Grande do Sul, e expandindo, cada vez mais, sua grife para outras regiões do Brasil e para mais de 50 países.