A colaboração abaixo foi enviada por Eduardo Pitthan, membro associado do Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) e professor adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul de Passo Fundo (UFFSPF).
“Em março de 2020, celebra-se o centenário do Instituto Educacional Metodista de Passo Fundo (IE). A comemoração deve ser registrada com a devida relevância, traduzindo os múltiplos significados da instituição que influenciou na formação individual e social pelos valores humanísticos de respeito, ética e liberdade, em várias gerações. Ela é referência na formação estudantil e seus princípios estão sintetizados no lema eterno da instituição ‘mens sana in corpore sano’ (uma mente sã em um corpo são).
Passo Fundo é um município líder regional, estadual e conhecido nacionalmente pela alta qualidade do ensino e das iniciativas culturais que promove. O IE é um marco seminal nesta trajetória, com seu passado de grandes conquistas no campo do ensino.
O IE (localizado na Avenida Brasil-Oeste, nº 1623) foi fundado em 1919 e iniciou suas atividades no ano de 1920, com o nome de Instituto Gymnasial de Passo Fundo. O Reverendo Jeronymo W. Daniel foi o primeiro diretor e um dos fundadores. Hoje, o IE se apresenta imponente e majestoso, com seu frontão de inspiração grego clássico e colunas jônicas com volutas que enriquecem a arquitetura passo-fundense e gaúcha.
Em 1919, a Intendência Municipal ofereceu à Igreja Metodista a praça Boa Vista, que fica no distante bairro Boqueirão, para a construção de uma escola. O reverendo Jeronymo se antecipou e iniciou as atividades escolares em um improvisado chalé de madeira, junto ao pequeno templo central, na Rua Bento Gonçalves, já em 1920. Com 121 alunos (63 meninos e 58 meninas), a nova escola quebrava dois paradigmas: sistema misto e orientação metodista em cidade de pronunciada influência da Igreja Católica Romana.
Mary Deckard, catedrática na Southern Methodist University (SMU), no Texas, EUA, soube das dificuldades financeiras para construir a escola e liderou campanha para obtenção de fundos. A resposta foi imediata. O majestoso edifício Texas, na Avenida Brasil, com 11 salas de aula, biblioteca, grêmio literário, salão nobre, secretaria e administração, e o internato para 50 meninos, com salas de estudo e refeitório, localizado na esquina das ruas Paissandu e Coronel Miranda, foram inaugurados em fevereiro de 1923, graças ao trabalho do reverendo Daniel Lander Betts e do professor Germano Peterson. Estava instalado o Instituto Gymnasial, uma tradição de ensino, esporte e cultura, que atraía alunos de toda a região.
Em 1996, muda o nome para Instituto Educacional de Passo Fundo da Igreja Metodista. Milhares de alunos passaram pelas portas da instituição, com profundo impacto na sua formação profissional e da cidadania. O IE contou com professores eméritos que doaram suas vidas na formação de gerações de estudantes, mestres inesquecíveis que serão homenageados na solenidade dos cem anos no quadro Tradição e Herança Iense.
A comissão para celebração dos cem anos do IE se reuniu recentemente na sede do Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF). Além da solenidade da Celebração do Centenário, está em elaboração o projeto de um livro-álbum comemorativo na versão de e-book, multimídias e coffee table book. A renda das atividades reverterão em benefício ao projeto de restauração do edifício Texas do IE”.
A comissão solicita o engajamento da Família Iense na comemoração e pede que os ex-alunos enviem fotos, filmagens ou depoimentos sobre a história do IE, como registros da vida escolar e de ocasiões que marcaram época, como desfiles, formaturas, festividades ou outros eventos. Contato pelo e-mail pesquisa.iepf@gmail.com.