As fotos acima mostram o Largo Edgar Koetz em dois momentos diferentes. A foto mais antiga é do início da década de 1970, quando a Estação Rodoviária havia sido há pouco inaugurada e o complexo de elevados e túneis da Rua da Conceição eram, também, novidades.
A foto recente foi obtida na terça-feira (27). A comparação entre as duas imagens estabelece significativas diferenças, afinal, o intervalo de tempo entre os registros é de quase meio século. Além do movimento de veículos, a primeira coisa que chama atenção são as árvores no canteiro central, antes mudas frágeis recém plantadas e, agora, árvores frondosas. Os ônibus que aparecem na cena antiga são das empresas Navegantes e Nossa Senhora do Trabalho, que atendiam bairros como São Geraldo e Vila Ipiranga. Também os espaços abertos cederam lugar a limitações das inúmeras grades e guarda-corpos, assim como a presença da passarela para pedestres também alterou bastante a paisagem.
A Estação Rodoviária foi inaugurada no dia 28 de junho de 1970, vindo em substituição à antiga, que ficava na esquina da Rua Júlio de Castilhos com a Rua da Conceição. A construção do elevado e das obras viárias naquele local alteraram radicalmente uma área da cidade que tinha como referência principal a Estação de Trens da Viação Férrea do Rio Grande do Sul, instalada, em 1874, na esquina da Rua Voluntários da Pátria com a Rua da Conceição.
Os túneis e suas alças de concreto foram abertos e inaugurados no dia 7 de agosto de 1972. Segundo o livro Porto Alegre – Guia Histórico, de Sérgio da Costa Franco, desde 1834 havia a intenção de ligar o “Caminho Novo” (atual Voluntários) com a estrada dos Moinhos de Vento (hoje, Avenida Independência) e, posteriormente, com a Várzea (Redenção). O primeiro trecho foi chamado de Rua da União e o segundo de Rua da Conceição, partindo da igreja (de mesmo nome) em direção aos campos do Bom Fim (ou Várzea). Em 1874, a via toda passou a ser chamada de Rua da Conceição.