“A notável aceitação das novelas radiofônicas por parte do público estabeleceu uma verdadeira revolução na organização dos programas das nossas estações de rádio. A literatura falada nunca esteve em maior evidência, romances inteiros são transformados em diálogos repassados de exclamações e suspiros... e o ouvinte, com a força da sua imaginação, vai criando, enquanto escuta, o cenário maravilhoso de um mundo de sonho que chega através do receptor.” Assim, a Revista do Globo nº 388, de 9 de junho de 1945, resolveu contar aos seus leitores como se fazia, por etapas, uma novela no rádio.
Confira os passos para uma radionovela
1 – O escritor Siclair Lopes passou dias e noites imaginando o argumento da novela Dúvidas. Escrever para o rádio é quase como fazê-lo para o cinema. É preciso levar em conta uma série de detalhes, mas o anunciante paga bem.
2 – Assinado o contrato entre emissora e anunciante, começam os ensaios do Grupo de Teatro da estação que toma o nome do produto a ser anunciado: Rádio Teatro Vitabal. O diretor Walter Ferreira faz a distribuição dos papéis e, assim, reconhecemos Walter como Jorge, Tânia Maria como Luizinha, Ilza Silveira como Beatriz, Quininha Cruz como Vera Lúcia, Ernani Behs como João Carlos, Pepe Hornes como Gaspar, Lili Ferreira como Laura, G. Guimarães como Doutor, A. Rezende como Pedro e Zaidinha S. como Bárbara.
3 – Logo, realiza-se a difícil escolha das músicas apropriadas para fundos de cenas, característica do programa e acompanhamento dos textos de publicidade. Os trechos sinfônicos melodiosos são os preferidos.
4 – Primordial é a redação dos textos que recomendarão o produto do patrocinador. O Dr. Gastal, diretor da PRH2, recebeu do anunciante dados essenciais sobre a composição dos cremes de beleza Vitabal e redigiu frases convincentes.
5 – A atriz se exercita para chorar diante do microfone.
6 – O ouvinte nada vê, imagina tudo. A entonação dos diálogos deve impressionar.
7 – Os atores gastam horas ensaiando frases.
8 – Uma novela de rádio é um folhetim modernizado, oferece as mais variadas emoções aos ouvintes: mortes, amores fracassados, incêndios, partos difíceis, acidentes, idílios românticos...
9 – Na mesa de sincronização e controle, fundos musicais e sonoridades adequadas: locomotivas em marcha, multidões ululantes, latidos, miados, choro de criança... Tudo o que os atores não puderem produzir é gravado previamente. Seis discos estão sempre rodando.
10 – Aquilo que milhares de ouvintes imaginam se desenrola, na realidade, em torno de um pequeno e mágico objeto chamado... microfone.