Com o objetivo de promover integração, troca de experiências e aprofundamento nos debates relativos ao movimento escoteiro, nos dias 7, 8 e 9 de julho de 1961, foi realizado, no Parque Saint’ Hilaire, em Viamão, o Primeiro Encontro Regional de Chefes Escoteiros do Rio Grande do Sul.
O evento reuniu mais de 50 chefes escoteiros de todo o Estado e foi organizado pela direção da região escoteira do Rio Grande do Sul, tendo à frente os chefes Lino Augusto Schiefferdecker e Ido Günther (ambos membros da região e do grupo escoteiro da Sogipa).
Entre os participantes, estavam os seguintes irmãos maristas, que aparecem de batina, da esquerda para a direita, na foto oficial do evento:
- Luiz Augusto (Valentim Luiz Bacchi), um dos fundadores do Grupo Escoteiro Tupanciguara, Escola Industrial Hugo Taylor, em Santa Maria, em 3 de setembro de 1952. Existe até os dias atuais.
- Mário Alfredo (Mário Ervino Puhl), fundador do Grupo Escoteiro Pio XII, Colégio Marista Pio XII, em Novo Hamburgo, em 3 de junho de 1961. Funcionou até 1981.
- Sérgio Elói (Diamantino João Fassina), fundador do Grupo Escoteiro Guaracy , Colégio Marista São Tiago, em Farroupilha, em 10 de junho de 1960. O colégio não existe mais, porém, o grupo funciona até os dias atuais.
A destacada atuação dos irmãos maristas auxiliou no desenvolvimento do escotismo no Rio Grande do Sul. Atualmente, o encontro regional de chefes chama-se Congresso Regional Escoteiro e ocorre anualmente, junto à Assembleia Regional Escoteira e ao Fórum Regional de Jovens Líderes.
O evento será realizado no próximo final de semana, nos dias 16 e 17, no Colégio Salesiano Dom Bosco, em Porto Alegre. Estão previstas diversas reuniões, oficinas, painéis e debates, que poderão ser aplicados na prática escoteira. Além do aprendizado, o congresso será uma grande oportunidade de reunir amigos de todos os cantos do Estado.
O pesquisador Lourival Francisco dos Santos Junior pede que quem tenha mais informações sobre grupos de colégios maristas entre em contato pelo e-mail englourival@yahoo.com.br
Colaborou Lourival Francisco dos Santos Junior, membro do Grupo Escoteiro Tupã-Ci, do Colégio Marista Rosário, da Capital, e pesquisador da história dos grupos escoteiros de colégios maristas do RS