Em 1938, foi inaugurado, na Rua da Praia, entre a Rua Uruguai e a Praça da Alfândega, mais uma sala de cinema de propriedade de Darcy Bittencourt.
O Cine Roxy tinha uma arquitetura interna futurista e capacidade para 900 espectadores, distribuídos entre a plateia e o balcão. A estreia foi com o filme Ella e o Príncipe, estrelado por Sonja Henie e Tyrone Power. Na década de 1950, o cinema foi reformado e rebatizado como Cine Ópera. O texto abaixo foi extraído do livro Almanaque do Lupi – 100 Anos de Lupicínio Rodrigues (Editora da Cidade/SMC, 2014), de Marcello Campos:
“Foram necessários meros três anos desde a estreia das composições de Lupicínio Rodrigues, no mundo do disco, para que a sua obra alcançasse a América do Norte. O feito foi alcançado com a inclusão do samba Se Acaso Você Chegasse na lista de músicas brasileiras irradiadas pela rede de emissoras da National Broadcasting Corporation (NBC) durante a tradicional Feira de San Francisco, em 1939. Mas a glória maior talvez tenha sido a inclusão de uma versão instrumental de Se Acaso Você Chegasse no longa-metragem americano Dançarina Loura (Lady, Let’s Dance), de 1944. Dirigido por Frank Woodruff, o musical romântico, repleto de cenas de patinação no gelo, chegou a ser duplamente indicado ao Oscar de canção original e trilha sonora para musical. Meses antes, Lupi recebera, através da gravadora Casa Victor, um pedido de autorização para que o samba-canção fosse gravado nos Estados Unidos, fato já relativamente corriqueiro após dez anos de carreira. Afinal, costumava assinar papéis desse tipo e muitas vezes o assunto morria no esquecimento. O filme só chegaria às telas de Porto Alegre em dezembro de 1946. Surpreso com os cumprimentos de camaradinhas que haviam notado a sua música na fita em cartaz, na Rua da Praia, ele correu para o Cine Roxy. ‘Nem queiram saber como eu estava nervoso!’, declarou aos jornalistas que o acompanhavam na primeira sessão da noite. Naquele momento histórico em sua trajetória, seus pensamentos estavam ocupados pelo temor – quase obsessivo – de que os arranjadores deixassem irreconhecível o seu samba-canção. Ainda mais apreensivo ficaria se soubesse que o seu nome não figuraria nos créditos artísticos ou bancários, exceto por uns trocados da editora musical que autorizara a adaptação de Se Acaso Você Chegasse. Quando a ficha caiu para o fato de que um trabalho seu havia chegado até Hollywood, ainda que discretamente, Lupi finalmente se deixou empolgar: aproveitando que o mesmo filme também estava em cartaz no Cine Teatro Coliseu, promoveu uma grande noitada artística, com exibição da fita e shows musicais no palco”.
Colaboraram Marcello Campos e Silvia Maria de Mello