Com o objetivo de comemorar o aniversário de 112 anos do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (Apers), fundado no dia 8 de março de 1906, sua equipe organizou a exposição Arquivo em Revista, com abertura hoje, às 18h. Logo após a solenidade de inauguração, haverá uma palestra com os historiadores Paulo Moreira, Arnoldo Doberstein e Clarissa Sommer sobre o tema Positivismo e Memória. A mostra será realizada no Espaço Joel Abílio Pinto dos Santos, localizado no térreo da instituição (Rua Riachuelo, 1.031 – Centro Histórico), e poderá ser visitada das 8h30min às 17h até o dia 31 deste mês.
O Arquivo Público é um departamento da Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos –Smarh/RS. O Apers desenvolve atividades técnicas relacionadas à gestão documental do seu acervo – preservação e acesso à informação – e projetos culturais e educacionais, como oficinas para turmas escolares, cursos de formação para professores, capacitações para estudantes de graduação, seminários, palestras e exposições, aproveitando seus espaços culturais no intuito de difundir e gerar conhecimento.
No acesso à informação, destaca-se a disponibilização do acervo oriundo dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, e dos atos registrados nos tabelionatos e cartórios de registro civil, por meio de solicitação prévia para consulta pública na sala de pesquisa da instituição.
Além disso, o conjunto arquitetônico, em estilo neoclássico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do RS, pode ser visitado mediante agendamento prévio. Em paralelo à exposição estão previstos dois outros eventos: amanhã, dia 8, às 14h30min, acontecerá a roda de memória, retrospectiva em formato de mesa-redonda, composta por ex-diretores que dirigiram a instituição a partir de 1987, e às 16h haverá o lançamento da galeria de diretores, uma publicação digital histórico-biográfica dos diretores do Apers.
A roda da memória apresentará a contribuição dos gestores no desenvolvimento de técnicas e metodologias que resultaram na qualificação da preservação dos documentos sob a guarda do Apers, na promoção do campo da difusão do acervo e na melhoria do conjunto arquitetônico do Arquivo Público.
A galeria de diretores disponibilizará a biografia dos 35 diretores que ocuparam o cargo desde a fundação até a gestão atual. O arquivo digital, disponível no site, contemplará a biografia dos sete diretores a partir do ano de 1987. À medida que a pesquisa biográfica for sendo realizada, as demais gestões serão oferecidas para consulta.
A realização de eventos dessa natureza permite atingir o propósito de preservação da memória, documentando a trajetória da instituição e o envolvimento dos sujeitos que contribuíram com seu trabalho e ações, motivados por demandas do seu tempo e pela situação social, política e econômica da época.
Como nos lembra José Saramago (1922-2010): “Somos a memória que temos, sem memória nem saberíamos quem somos”.
Colaborou Iara Gomide Machado, arquivista da divisão de Pesquisas e Projetos